Resíduos perigosos da UFPA têm tratamento adequado
Universidades, faculdades e centros de pesquisa brasileiros são responsáveis pela produção de 1% do total dos resíduos perigosos produzidos no País. Durante as aulas práticas ou no decorrer da investigação científica em áreas como as de genética, ciências biológicas, exatas, geociências e engenharias, estudantes e pesquisadores da UFPA, ocasionalmente, manuseiam substâncias químicas. Mas o que fazer com elas no final das experiências?
A resposta está no Plano de Gerenciamento de Resíduos da UFPA (PGGR). O Comitê Gestor Permanente dos Resíduos Perigosos da Universidade, responsável por gerenciar o Plano, foi criado nesta terça-feira, dia 25 de agosto, durante um fórum de debates e é composto por representantes dos campi, institutos e núcleos da Instituição.
“Esse plano foi criado não tanto em função da quantidade de resíduos gerados na Universidade, mas, sim, e principalmente, porque a Instituição forma recursos humanos, por isso deve mostrar o exemplo e o aspecto educacional de uma postura ética e ambientalmente responsável”, afirma José Pio, coordenador do Comitê que criou o PGGR. Para ele, o primeiro passo e o mais difícil deles já foi dado: a criação do Plano e a construção da infraestrutura física necessária para o tratamento dos resíduos na Universidade. "Agora, vamos efetivar isso com a participação de toda a comunidade universitária."
Para o representante da Faculdade de Química da UFPA, Heronides Dantas Filho, o interesse e o empenho da Universidade em lidar com o problema são louváveis e podem se tornar um ponto de partida, também, para incentivar a elaboração de projetos de pesquisa e extensão voltados para a questão do tratamento de resíduos na Amazônia.
Serviço:
Informações: Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura da UFPA
Contatos: 3201.7370 e ambiental.ufpa@gmail.com
Clique aqui e leia na íntegra o Plano de Gerenciamento de Resíduos da UFPA
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária