Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Simpósio lança prêmio que estimula igualdade de Gênero

O 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero será lançado hoje, dia 27, durante a programação do Simpósio “Mulheres & Movimentos: participação e representação política nas democracias contemporâneas”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Eneida de Moraes (GEPEM/UFPA) como evento comemorativo aos seus 15 anos de criação. O evento terá a participação da socióloga Sônia Malheiros Miguel - subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SEPM, e autora do livro “A Política de Cotas por Sexo”. A programação inicia-se às 9h, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.

 


Instituído em 2005, o Prêmio integra o Programa Mulher e Ciência, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em parceria com o CNPq e o MEC, para  estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de Gênero, Mulheres e Feminismo no País, e de promover a participação do sexo feminino no campo das ciências e carreiras acadêmicas. A premiação é voltada para estudantes e escolas de ensino médio (redações, projetos e ações pedagógicas), graduação e pós-graduação (artigos científicos).

 


A socióloga Sônia Malheiros Miguel também será a conferencista de abertura do Simpósio proferindo a palestra “Mulheres, Gênero e Política: rotas,  percursos e novos debates  na democracia contemporânea”. Além de marcar os 15 anos de atividade do GEPEM, o Simpósio quer contribuir com as discussões sobre a criação da política de ações afirmativas, o que resultou no estabelecimento de cotas de participação por sexo em instâncias de poder, estimulando os partidos na escolha de candidaturas femininas.

 

As cotas partidárias foram pensadas como recurso político para motivar as mulheres a se candidatarem e interferirem na lei eleitoral, obrigando os partidos políticos a manterem uma cota mínima de mulheres nas suas listas partidárias. "As cotas são, dessa forma, uma estratégia para romper as barreiras culturais e garantir a conquista na representação parlamentar”, explica a socióloga Luzia Álvares, coordenadora do GEPEM, fundado no dia 27 de agosto de 1994.


SERVIÇO:


Lançamento do 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero e abertura do Simpósio “Mulheres & Movimentos: participação e representação política nas democracias contemporâneas”, às 9h, no Auditório do IFCH/UFPA.


Para acessar a programação completa, clique aqui .

 

Texto: ASCOM/IFCH

Publicado em: 00.00.0000 00:00