Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto Experimentação inicia atividades

A Faculdade de Física da UFPA lançou, neste mês de agosto, o Projeto Experimentação, cujo objetivo é promover a efetivação do funcionamento de laboratórios multidisciplinares e a capacitação científico-pedagógica de professores das escolas do ensino médio do Estado do Pará para o manuseio de equipamentos voltados a aulas práticas. O projeto surgiu de uma parceria entre a UFPA e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que distribuiu os recursos às escolas e percebeu a necessidade de preparar os docentes da rede pública para executarem as ações.

 

Os Laboratórios Multidisciplinares deverão contemplar as disciplinas de Física, Química e Biologia. A SEDUC já enviou kits de experimentos a escolas de todo o Estado. Os equipamentos distribuídos foram orçados em R$ 5 milhões e, agora, precisam ser instalados. Inicialmente, o projeto selecionou 160 escolas de Belém, Marabá e Santarém para serem atendidas. A capacitação dos docentes se dará por meio de oficinas ministradas pelos professores da UFPA, que já possuem experiência em montagem de espaços laboratoriais. 

 

A expectativa é a de que aulas práticas e mais dinâmicas possam despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas da área de Ciências Exatas e Naturais por serem as que revelam os maiores índices de reprovações no ensino médio e, neste sentido, a contribuição da Faculdade de Física da UFPA será proveitosa, uma vez que mantém quatro projetos de extensão: o Laboratório de Demonstrações, o Museu Interativo da Física, o Núcleo de Astronomia e o Física e Tecnologia para Escola, que visam, justamente, promover a melhoria ou apresentar formas inovadoras de abordagem dos conteúdos da disciplina para os níveis fundamental e médio.

 

O projeto tem a coordenação geral do professor Elinei Pinto dos Santos, da Faculdade de Física. Mas a iniciativa é multidisciplinar e, por isso, outros professores, como Sérgio Vizeu, também da Física, Valéria Rodrigues de Oliveira, da Biologia, e Reginaldo Wanghon Monteiro, da Química, coordenam as atividades de acordo com a sua área de conhecimento. A ideia é a de somar esforços e, pelas oficinas, familiarizar o professor do ensino médio com os equipamentos, os kits e a inserção da atividade experimental dentro do cotidiano dos estudantes, possibilitando uma integração metodológica teórico-prática.


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 31.08.2009 11:10