Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Mais de sete mil pessoas farão o PSS 2010 de graça

Já foi publicada, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), a lista com a relação de candidatos beneficiados com a isenção das taxas de renovação ou de inscrição no Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS). Das 21 mil solicitações, 7.560 foram aceitas. Isso significa que mais de 7 mil pessoas farão o concurso de graça.

 

Neste ano, a Universidade implantou um sistema diferenciado para conceder o benefício. A UFPA substituiu os antigos sorteios por uma seleção baseada na renda comprovada dos candidatos. Para obter a isenção, os estudantes deveriam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n. 6.135, isto é, pessoas cuja renda familiar mensal, por membro da família, seja de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar total, por mês, seja de até três salários mínimos.


Para a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Marilucia Oliveira, a nova forma de seleção beneficia todos os candidatos economicamente hipossuficientes. “Antes, os candidatos solicitavam o benefício e a seleção era por sorteio e em número limitado. Isso fazia com que aqueles que realmente precisassem da isenção nem sempre a conseguissem. Agora, seguindo as recomendações do Decreto, temos a segurança de que aqueles que precisam recebem a isenção. Mais que analisar os números, temos de comemorar a qualidade e o significado da nova forma de seleção. Hoje, se 30 mil candidatos estiverem de acordo com os critérios, todos eles receberão a isenção”, assegura.

A hipossuficiência deveria ser comprovada por meio da apresentação de documentos entre 04 e 17 de agosto. Todos os candidatos que estavam de acordo com os critérios estabelecidos receberam a isenção. Os candidatos que pleitearam a isenção de pagamento da taxa, mas não obtiveram a concessão do benefício e desejam participar do PSS 2010 devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou de renovação de inscrição até o dia 4 de setembro.

 

INSCRIÇÕES NO PSS 2010: Neste domingo, dia 30 de agosto, encerrou-se o prazo para a inscrição de candidatos no PSS 2010. 69.941 pessoas preencheram os formulários de inscrição e têm até o dia 4 de setembro para efetuarem o pagamento da taxa, confirmando, definitivamente, a participação no concurso. 

 

A capital é o destino de 73,62% dos estudantes que já se inscreveram. Estão se candidatando aos cursos ofertados, em Belém, 51.494 pessoas e outras 18.447 querem estudar em um dos outros onze campi da Universidade, no interior do Estado. Marabá, Santarém, Castanhal, Bragança e o novo campus de Tucuruí são os campi mais procurados com 3.725, 3.228, 2.646, 2.010 e 1.435 inscritos, respectivamente.

 

O PSS 2010 oferta 6.082 vagas por meio de 144 diferentes cursos de graduação. São 790 vagas a mais que no PSS 2009. A relação entre as vagas destinadas à capital e ao interior também está mais próxima este ano. Belém espera 3.476 (57,15% dos) calouros em 2010. Já os campi do interior aguardam 2.606 (42,85% dos) novos universitários. Entre as novidades do PSS 2010, estão a criação de 26 novos cursos de graduação e a criação de duas vagas especiais em cada curso, destinadas, especificamente, para candidatos indígenas que serão selecionados por critérios específicos.

 

INDÍGENAS: Em cada curso ofertado, haverá a disponibilização de duas vagas específicas para indígenas. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 1º de setembro, e seguem abertas até o próximo dia 11, no endereço www.ceps.ufpa.br. Os detalhes sobre a forma de ingresso destes candidatos estão disponíveis no adendo do edital do PSS 2010.

 

A ideia é que as organizações indígenas indiquem os candidatos e quais os cursos de graduação nos quais eles, estrategicamente, precisam formar profissionais, como na área da saúde, do direito, da educação e das ciências agrárias. A Universidade ressalta a importância histórica da criação dessas vagas como uma política de afirmação indígena e como uma oportunidade de propiciar e enriquecer o diálogo entre as populações e conhecimentos indígenas com os não-índios.

 

Para divulgar o edital de seleção para indígenas e discutir o ingresso de índios na UFPA, serão realizadas quatro reuniões nos municípios onde haverá prova do PSS 2010 para indígenas: Altamira, Marabá, Santarém e Belém. O evento conta com o apoio de lideranças indígenas, do Ministério Público Federal, do Conselho Indigenista Missionário – Regional Norte II (CIMI), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Fundação Ford e de pesquisadores da UFPA. Clique aqui e veja o calendário de visitas.

 

PROVAS: As datas do Processo Seletivo Seriado 2010 também já estão marcadas. Para os cursos de Artes Visuais, Teatro e Dança, há exame de habilidades, agendado para 20 de setembro, com resultado previsto para o dia 27 do mesmo mês. A primeira fase será dia 22 de novembro e será composta por 55 questões de múltipla escolha, 5 de cada uma das 11 disciplinas. A segunda prova será realizada no dia 13 de dezembro, com 54 questões objetivas, sendo 6 de cada uma das 9 disciplinas. A terceira e última fase acontecerá dia 10 de janeiro de 2010, com 45 questões, distribuídas entre 9 disciplinas, e mais uma redação.

 

SERVIÇOS:

 

Resultado de beneficiados pela isenção das taxas de inscrição
Data: 31 de agosto de 2009
Site: www.ceps.ufpa.br
Clique aqui e veja a relação de isentos

 

Inscrição para candidatos indígenas
Período: 01 a 11 de setembro
Site: www.ceps.ufpa.br
Clique aqui e veja os critérios da seleção

 


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação

Publicado em: 31.08.2009 22:00