Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Professores da UFPA receberão apoio para fazer doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, neste ano, um novo programa de incentivo à qualificação de professores das Instituições de Ensino Superior do Brasil, o PRODOUTORAL. O novo modelo substitui o antigo Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica (PICDT). Para participar deste novo sistema de financiamento, todas as universidades elaboraram um Programa Institucional de Formação de Quadros Docentes (PLANFOR).



O PLANFOR da UFPA contém os princípios, os objetivos e as metas da Universidade e indica quantos docentes precisam continuar sua formação, em que áreas eles devem se especializar e em quais programas de pós-graduação eles desejam ingressar. As primeiras bolsas para professores que já iniciaram ou que, em breve, iniciarão o doutorado pelo PLANFOR devem ser liberadas pela CAPES até o final do mês de setembro.



Até 2014, mais de 150 professores da Universidade devem ingressar em cursos de doutorado nas áreas de artes e linguagens; biotecnologia e agronegócio; educação; energia; linguística, história e cultura na Amazônia; oceanografia, pesca e aquicultura; produtos naturais e novos materiais; recursos hídricos, saneamento e meio ambiente; recursos minerais; saúde e bem-estar social e sistemas de informação e comunicação.



“Esses números são aparentes e não correspondem ao total de professores da UFPA que irão cursar o doutorado nos próximos anos, já que muitos docentes possuem bolsas de apoio à formação por projetos ou pelos programas de pós-graduação nos quais ingressam. Isso independente do PLANFOR”, assegura José Carlos Cunha, diretor de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP).



“Agora, a CAPES se volta para apoiar a formação de doutores com potencial de atuação na pós-graduação, viabilizando, assim, a formação de quadros docentes em nível de doutorado, o que é essencial para que se promova o crescimento da pós-graduação e da pesquisa da Universidade”, afirma Emmanuel Tourinho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.



Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 01.09.2009 12:20