Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Engenharia da Computação comemora melhorias

Na última terça-feira, 1º, a Faculdade de Engenharia da Computação (Engcomp) da Universidade Federal do Pará realizou a cerimônia de conclusão da primeira etapa do Programa de Modernização da Infraestrutura e Melhoria do Ensino. A cerimônia foi realizada no Auditório Setorial Profissional da UFPA e contou com a presença do Magnífico Reitor da UFPA, prof. Carlos Maneschy, do diretor do Instituto de Tecnologia (ITEC), José Augusto Barreiros, da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, do diretor da Engcomp, Gervásio Cavalcante, e do vice-diretor da Engcomp, Aldebaro Klautau, entre outros participantes.

A cerimônia foi realizada com o objetivo de apresentar os resultados da primeira etapa do Programa de Modernização que previa a readequação das salas de aula do pavilhão Bp, com melhoria da refrigeração, pintura, instalação de projetores multimídia, acesso à internet, além da oficialização do uso do software Moodle, o qual disponibiliza, entre várias ferramentas pedagógicas e tecnológicas, a possibilidade de realizar um diagnóstico do curso. “A participação foi expressiva e apontou, claramente, bons indicativos, como uma porcentagem de 77% dos discentes informando que recomendariam o curso a um amigo que planejasse ingressar na UFPA, assim como conhecidas deficiências nas aulas práticas em laboratórios de ensino”, destaca Aldebaro Klautau.


O resultado positivo do diagnóstico é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2001, ano em que as atividades da Faculdade se iniciaram. Durante os oito anos de existência, a Faculdade firmou parcerias importantes com empresas privadas locais, obteve os 1º, 2º e 3º lugares em recente competição de programação regional, desenvolvimento de um jogo lúdico sobre a Cabanagem baseado em realidade virtual, envio de estudantes para fazerem carreira internacional. “No primeiro semestre de 2009, dos 12 alunos da UFPA que participaram do Erasmus Mundus, 50% deles eram da Engcomp”, ressalta Aldebaro.


Em termos de pesquisa, a Engcomp contribui em dois programas de pós-graduação gerando conhecimento, patentes e diversas publicações científicas. Através de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) são captados recursos externos no valor de R$ 7 milhões a cada dois anos. “Com parte desses recursos são comprados livros para a biblioteca, reequipadas salas e laboratórios, entre outras melhorias”, comenta Aldebaro. A Engcomp também executa projetos de extensão, que propicia o ensino de robótica e mecatrônica a alunos da rede estadual de ensino médio, por exemplo.


Após a conclusão da primeira etapa do Programa de Modernização da Infraestrutura e Melhoria do Ensino, a meta é concluir as outras duas etapas que preveem a melhoria das aulas práticas nos laboratórios de ensino, abertura deles aos discentes em horário comercial, melhoria do "índice de assiduidade" dos alunos e professores e a reformulação do projeto pedagógico do curso, com um novo currículo, de acordo com as novas diretrizes para o ensino na UFPA, além da melhoria da avaliação do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).


 

Homenagens - Na ocasião, foram homenageados os professores responsáveis pelas 10 disciplinas que melhor foram avaliadas pelos alunos na avaliação promovida pela Câmara de Ensino de Graduação da Engcomp relativa ao 2o período letivo de 2009. Um dos destaques foi a homenagem feita ao  diretor da Faculdade, professor Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante, pela concepção, criação e administração da Engcomp (ver foto).

 

Confira as fotos abaixo.


Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em: 03.09.2009 12:00