Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Seja voluntário na UFPA

Você já pensou em voltar para a Universidade? Se você nunca passou pela UFPA, que tal ingressar a partir de agora? Há pessoas que estão de volta ou acabam de chegar à comunidade acadêmica da UFPA, não como estudante, mas como voluntário. O filósofo Benedito Nunes e o desembargador José Alencar já estão doando parte do seu tempo e trabalho para a Instituição.



“A Universidade é a ‘alma-mãe’ de todos que estudamos aqui e graças a ela somos alguém na vida. Eu venho de uma colônia de pescadores em Bragança e boa parte do que eu sou e do que eu conquistei na vida, devo à UFPA”, lembra José Alencar, que assinou o acordo de voluntariado  na última terça-feira, 01. O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho garante: “Essa é uma retribuição pequena a este muito que eu devo à UFPA e espero, sinceramente, que outros ‘filhos’ da Universidade também retornem à Instituição”.



Quem também já está de volta à UFPA é o filósofo e professor benemérito da Instituição Benedito Nunes, que, na semana passada, assumiu a coordenação do
Conselho Editorial da Editora Universitária. O Programa de Prestação de Serviço Voluntário da UFPA  permite que qualquer pessoa possa se candidatar para desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão, assessoria ou administração na UFPA. Cada uma delas possui critérios diferenciados para receber o voluntário. O serviço pode ser prestado por até dois anos e ser renovado depois desse prazo.



João Cauby Júnior, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA (PROGEP), reitera que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício e não visa substituir pessoal na Universidade. Ao contrário, eles vêm somar esforços com cada um dos que já integram a Academia. “Dessa forma, acredito que os voluntários são pessoas que chegarão com larga experiência profissional e pessoal, portanto, plenamente aptos  a contribuir para a consecução dos objetivos da UFPA, com todos os que aqui já atuam na casa”.



Para o dirigente da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), a prestação de serviço voluntário está baseada na ideia de que é preciso dar um pouco de si e do seu tempo em prol da sociedade e que o voluntarismo se constitui como um exercício de cidadania dentro de instituições. “A UFPA, além de uma instituição pública, é um projeto de construção coletiva, voltada para a produção do conhecimento e para a transformação socioeconômica de uma região que almeja ser mais desenvolvida, justa e igualitária. Neste sentido,  os voluntários são vistos como parceiros nesse projeto e, por isso, são muito bem-vindos”.




SERVIÇO:


Seja voluntário da UFPA

Clique aqui e veja como retornar para a Universidade


Mais informações: Coordenadoria de Legislação e Orientação Normativa da Diretoria de Gestão de Pessoal da PROGEP


Telefone: (91) 3201.7534 – Talita Leite



Texto e foto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA



 

Publicado em: 03.09.2009 12:12