Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Desafios da Educação no Campo em debate

Debater experiências de formação, pensamento social e pesquisas em Educação, além de apresentar resultados de Organizações e Movimentos Sociais que compõem o Fórum Paraense de Educação do Campo. Esse é o objetivo do II Tapiri Pedagógico dos Campos da Amazônia Paraense, que promoverá seminário sobre o tema "Políticas Econômicas e Ambientais e seus Reflexos para a Educação", no dia 8 de setembro, às 14h, no Centro de Convenções da UFPA.

 

A atividade ocorreu pela primeira vez durante a programação do Fórum Social Mundial, no início de 2009, coordenada pela professora do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Neila Reis, e agora terá sua segunda edição. O projeto conta, ainda, com a colaboração de demais professores de Grupos de Pesquisa em Educação do Campo, que atuam no Campus de Marabá da UFPA, onde já existe um curso específico para profissionais que buscam atuar com Pedagogia no Campo.

 

O termo indígena “tapiri” refere-se a espaços rústicos, como as palhoças que sediaram as primeiras escolas existentes na floresta e na colonização da Transamazônica. O II Tapiri Pedagógico pretende propiciar um espaço em que o foco seja a educação de modo a suscitar a elaboração de políticas e programas que ampliem o alcance da educação em regiões de extensos territórios, como a Amazônia, além de pontuar e recuperar questões que, historicamente, se colocam como desafio para a melhoria das ações pedagógicas voltadas para áreas rurais.

 

“O déficit com a educação no campo é muito grande e isso é histórico. É preciso recursos humanos, ou seja, professores capacitados, e materiais de didática, como livros e espaço físico”, afirma Neila Reis, também coordenadora do Fórum Paraense de Educação no Campo. A professora explica que a ideia é criar um debate empírico para problematizar a questão e contribuir para a pauta das conferências municipal e estadual de educação no Pará, buscando evidenciar a diversidade cultural, a tecnologia e os saberes específicos de povos quilombolas, ribeirinhos, pescadores, camponeses e de demais sujeitos do campo.

 

 Alunos, professores, pesquisadores, lideranças de movimentos sociais e representantes de outras universidades paraenses, como a UEPA e a UFRA , estão convidados a participar. O seminário contará com exposições de Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA; Aluízio Leal, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Orlando Souza, do ICED; Leônidas Martins, do Conselho Estadual de Educação e do movimento Casas Familiares Rurais; Ulisses Manasses, do Movimento dos Sem Terra (MST); e de Puyra Tembé e Isa Tapuí, representantes dos povos indígenas. 

 

Serviço:


II Tapiri Pedagógico dos Campos da Amazônia Paraense
 # Tema: "Políticas Econômicas e Ambientais e seus Reflexos para a Educação"
# Data: 08/09/09
# Horário: 14h
# Local: Auditório Benedito Nunes (Centro de Convenções da UFPA)
# Promoção: Instituto de Ciências da Educação e Fórum Paraense de Educação do Campo
# Mais informações:
danilo_malato@yahoo.com.br e sena_nfs@hotmail.com


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 04.09.2009 14:00