UFPA participará do 1º Encontro de Rondonistas
Desde 2005, quando as operações do Projeto Rondon foram reativadas, muitos municípios têm sido contemplados com ações de professores e estudantes de universidades de todo o Brasil, as quais buscam contribuir para o bem-estar e para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Em outubro, no período de 29 a 31, chega a hora de compartilhar as experiências das operações no I Encontro Brasileiro de Rondonistas, que será realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná, com promoção da Universidade Federal do Pará (UFPA), representando a Região Norte.
Além de promover a integração dos docentes e estudantes que já participaram do Projeto Rondon, tanto na primeira fase (até 1985), quanto na nova versão assumida pelo Ministério da Defesa, o Encontro será destinado para apresentar comunicações orais, relatos de experiências e exposição de materiais audiovisuais produzidos durante as operações, além de shows e atrações culturais em geral. As inscrições para apresentar trabalhos estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (dia 10) e poderão ser feitas pelo site do evento . Aqueles que nunca participaram do Projeto Rondon podem se inscrever como ouvintes.
Operações 2010 – O convite às Instituições de Ensino Superior (IES) para participarem das Operações de janeiro de 2010 já está disponível no site do Projeto Rondon . Para participarem, as IES devem enviar, até o dia 7 de outubro, propostas de trabalho que contemplem as ações propostas pelo Projeto Rondon. Desta vez, serão duas operações: a Operação Centro-Nordeste, que acontecerá nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins, e a Operação Nordeste-Sul/Continuidade, nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Sul.
Neste mês, a professora Iêda Guedes, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e uma das organizadoras do 1º Encontro dos Rondonistas, apresentou uma proposta para uma possível institucionalização do Projeto Rondon na Universidade, tal como aconteceu na Universidade de Brasília (UnB). A proposta é resultado de uma das deliberações da V Reunião Anual de Professores do Projeto Rondon, foi apresentada e discutida com o reitor Carlos Edilson Maneschy e o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur. As medidas e os instrumentos práticos estão sendo viabilizados para o início do processo.
Segundo a professora, a Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX) será a unidade que abrigará os desdobramentos da institucionalização do Projeto Rondon, por ser um programa voltado para a extensão. “Tenho certeza de que a UFPA, como Instituição de Ensino Superior comprometida com responsabilidade social, geradora e detentora de conhecimentos, possui vários grupos e projetos importantes para o Rondon e os agregaremos durante esse processo de institucionalização”, conclui Iêda Guedes.
Serviço:
I Encontro Brasileiro de Rondonistas
Realização: de 29 a 31 de Outubro
Local: Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná (Guarapuava)
Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária