Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA lança jogo sobre a Cabanagem

“Uma vez tive aula sobre a Cabanagem. A professora falou muito, mas não entendi quase nada. Hoje, joguei um vídeogame durante dez minutos e entendi muito mais”, confessa Tiago Lisboa, estudante da sexta série. Ele é um dos 50 alunos da Escola de Aplicação da UFPA que participaram, nesta terça-feira, dia 15, do lançamento do game sobre a história da Cabanagem, no Centro de Convenções da Universidade.


O jogo foi construído pelo Laboratório de Realidade Virtual da UFPA (LARV), com o apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a administração da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP). O projeto durou dois anos e meio e envolveu estudantes de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Engenharia da Computação do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC), coordenados pelo professor Manoel Ribeiro Filho.


“O objetivo é ensinar mais sobre a história do Pará, seus personagens, arquitetura e sistemas econômicos. O tema central é a Cabanagem, mas é possível utilizar o jogo em sala de aula como ponto de partida para vários outros temas do currículo escolar, como escravidão, urbanização, atividades econômicas, hábitos alimentares ou modo de vida no Pará durante o início do século XIX”, acredita o engenheiro.


Alunos da Escola de Aplicação da UFPA já começaram a utilizar o vídeogame nas aulas de História, Física, Geografia e Artes. Receberam um novo Laboratório de Informática equipado com 16 computadores, graças ao projeto. Walter Silva Júnior, diretor da Escola, conta como os professores aproveitam o game “para ensinar aos alunos o espaço geográfico, a história da Cabanagem, os movimentos e velocidades do corpo humano, as cores e formas artísticas”.

 

Para o pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Neves, “as novas tecnologias são ferramentas de grande importância na educação e a Cabanagem é uma temática rica, um ícone da população amazônica e da resistência contra a concentração de poder. Além disso, o jogo tem o poder de despertar o interesse dos alunos e, como um projeto piloto, ele deve inspirar outros professores da Universidade a, também, produzirem jogos semelhantes em diversas áreas do conhecimento”.

 

Por enquanto, o game sobre a história da Cabanagem encanta as amigas Eva Rocha, Tamia Freitas e Ana Elisa Oliveira, de 13 anos. “Agora, sei quem era Felipe Patroni”, garante Eva. “Ele corre muito pelas ruas de Belém, porque as distâncias, no jogo, são de verdade. Já sei até como chegar ao Ver-o-Peso”, assegura Ana Elisa, enquanto Tâmia lembra que “é bom descobrir novos jogos que tenham ação, mas também que ensinem alguma coisa. É como uma aula diferente”.

 

Serviço:
O game “Cabanagem” pode ser baixado, gratuitamente, no site
www.larv.ufpa.br. Para jogar, é recomendável ter um computador com processador 3.0 GHz, 1 GB de memória RAM e placa de vídeo de 256 MB e sistema operacional Windows Xp ou Vista.

 

 

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 16.09.2009 08:00