Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Aberta a Exposição Entre Mares: O Brasil dos Portugueses

A beleza do repertório do Grupo Musical Quorum, que viajou pelos quatro continentes e foi muito apreciado pelos presentes, marcou a abertura da Exposição "Entre Mares, O Brasil dos Portugueses" no último sábado, no Museu do Estado. O evento integra a programação do Seminário sobre Migração Portuguesa, que inicia nesta segunda-feira, no Instituto de Filosofia da UFPA. A solenidade teve a presença  da representante do Consulado Português, chanceler Ohana; de membros do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira no Pará; do diretor do Museu, Paulo Canto, representando a Secretaria Estadual de Cultura; além de migrantes e  descendentes de famílias portuguesas, especialmente convidados.

 

O historiador Otaviano Vieira, diretor do Centro de Memória da Amazônia, que, com o IFCH, organizou a mostra, agradeceu às famílias a cessão dos objetos e documentos para a Exposição. “Somos presente, somos passado, somos memória. Essa exposição é um convite para nos encontrarmos com o que somos e somos, também, portugueses”, disse. Para a chanceler Hortência “é uma grata satisfação participar de eventos que reúnem estudos sobre a migração portuguesa”.


 
A Exposição reúne fotografias, objetos, vestuário, documentos e outros elementos relacionados à temática da migração portuguesa na Amazônia. Alguns  objetos  expostos  vieram de Portugal e foram cedidos por famílias portuguesas de Belém. São louças, como xícaras e pratos, além de  objetos de uso pessoal, como missal, terços e lenços. Segundo Ethel Soares , curadora da Exposição, “são peças que estão há várias gerações nessas famílias, com  destaque para uma colcha de linha do final do século XIX. Outra atração são terminais de computadores para consultas de famílias (veja as fotos abaixo).

 

A Exposição também apresenta fotos originais e  digitalizadas sobre a migração portuguesa, além de  entrevistas feitas com descendentes de imigrantes e documentos  pertencentes ao acervo do  Centro de Memória da Amazônia. A visitação pública pode ser feita até 27 de setembro , de 10 às 16h .

 


Serviço:

Exposição "Entre Mares: O Brasil dos Portugueses"

Local: Museu do Estado do Pará - Palácio Lauro Sodré

Data da abertura: 19 de setembro

Início da visitação: 22 de setembro

Horário da visitação a partir do dia 22: das 10h às 16h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Assessoria de Imprensa do IFCH

Fotos: Wagner Meier

 

 

 

 

 

Publicado em: 21.09.2009 09:00