Atividades de extensão seguirão eixos temáticos
Indicar, anualmente, um eixo temático para nortear as atividades de extensão da UFPA de maneira interdisciplinar. Essa é uma das propostas da nova direção da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que, na gestão do reitor Carlos Maneschy, tem à frente o professor e historiador Fernando Arthur Neves. A ideia é regularizar 10% de atividades extensionistas como obrigação curricular de todos os cursos da Universidade e, a partir daí, criar uma política que direcione essas atividades a contemplarem os eixos temáticos. O primeiro ano terá como tema a “Água”.
Todas as práticas extensionistas promovidas pela graduação, pós-graduação, atividades de ensino e de pesquisa deverão articular propostas voltadas à discussão desse tema sob diversos aspectos. “Nesse primeiro ano, induzimos o tema sobre a água devido a fenômenos recentes, como a seca na Amazônia, em 2007, em contrapartida ao desperdício desse recurso que ocorre de forma geral na sociedade paraense diariamente. O objetivo é chamar atenção da comunidade acadêmica para o uso racional da água e sua importância para a sobrevivência imediata do homem e do planeta”, explica o pró-reitor.
O tema deve gerar reflexão interdisciplinar, pois pode ser discutido sob o olhar da Geologia, da Geografia, da Química, da Física, da Engenharia, da História, da Sociologia, do Direito e das diversas áreas do conhecimento. Todos os cursos deverão encontrar um ponto de discussão associado à temática e articular seus eventos e ações de maneira autônoma. “Vamos estimular a formação de massa crítica sobre esse assunto que é muito presente na realidade local. A Amazônia é a região com maior abundância em recursos hídricos e, ao mesmo tempo, é uma das que mais sofrem com problemas de poluição, falta de saneamento e de acesso à água. Aqui, na UFPA, temos um exemplo: o Tucunduba, que é um rio morto devido aos descuidos da população, entre outros motivos”, continua Fernando Arthur.
As atividades de discussão do tema devem iniciar em 2010. Mas, Fernando Arthur explica que o tema está sendo induzido desde já. Para os próximos anos, o eixo temático será escolhido com base em edital, pois os cursos e institutos, além das demais unidades que promovem práticas de extensão, poderão sugerir temas para serem discutidos. “Posteriormente, a escolha do eixo temático será sistemática e seguirá um padrão pré-estabelecido”, conclui o pró-reitor.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária