UFPA adere a sistema inovador
A UFPA está preparando sua adesão ao Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) nacional. Até o fim do primeiro semestre de 2010, todos os processos solicitando esses serviços serão controlados por meio eletrônico e estarão ligados ao Portal da Transparência do governo federal. De acordo com a Pró-Reitoria de Administração da Universidade (PROAD), entre as vantagens da informatização, estão a agilidade dos processos e a possibilidade de controle social da informação sobre os gastos de recursos públicos.
Com a informatização, a tramitação do processo será totalmente digital e acessível tanto para quem faz o pedido, quanto para quem o operacionaliza, agilizando e facilitando o diálogo e a correção de informações. Cada parecer correspondente às etapas do processo estará instantaneamente atualizado. Além disso, o sistema está conectado ao Portal da Transparência, permitindo a qualquer pessoa verificar o uso dos investimentos públicos em diárias e passagens na UFPA.
Todo equipamento necessário para que o novo sistema seja implantado já foi adquirido e ele começará a ser utilizado no dia 1º de novembro, primeiramente restrito à administração superior e a suas subunidades. Depois, será progressivamente estendido aos campi, institutos, núcleos e às faculdades. “Precisamos de uma fase de adaptação para treinamento e capacitação de pessoal e para realizar eventuais ajustes de procedimento. Começar com a administração superior irá nos permitir observar de perto o uso do sistema e aprender a lidar plenamente com ele para, depois, poder orientar toda a Universidade”, garante Edson Ortiz. O pró-reitor de Administração da UFPA ainda acrescenta: “O fim do papel é inevitável para a administração pública e facilita o controle dos processos, o registro e a documentação dos procedimentos e o princípio da transparência”.
Jorge Nogueira, dirigente da Coordenadoria de Finanças e Contabilidades da PROAD (DFC), antigo Departamento de Finanças (DEFIN), aponta, entre as vantagens do serviço, a fidelidade à legislação vigente sobre a concessão de diárias e passagens, o que garante o cumprimento dos prazos e dos procedimentos. “O próprio sistema exerce o papel de vigilância sobre o cumprimento das normas, como a obediência aos prazos. O servidor que viaja, por exemplo, tem cinco dias para enviar o ticket que comprova a execução do serviço. Caso ele descumpra esse prazo, o sistema impedirá que uma nova solicitação seja feita em nome dele até que a situação seja regularizada. Todas essas modificações serão explicadas, detalhadamente, em treinamentos voltados para os solicitantes, que serão os encarregados pelo serviço em cada unidade”.
Clique aqui para saber como funciona o novo sistema na UFPA.
Para saber mais informações acerca do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) nacional, acesse o site: https://www.scdp.gov.br
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária