UFPA participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esse é o objetivo da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia , que ocorre em todo o Brasil, desde 2004. O ponto alto da programação no Estado será a II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, entre os dias 19 e 22 de outubro. A Universidade Federal do Pará é uma das parceiras da iniciativa e será responsável por boa parte da programação de palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e exposições.
Com o tema “Ciência no Brasil”, a ideia é mostrar a importância da C&T para a vida e o desenvolvimento do País, além de possibilitar que a população conheça e discuta os resultados das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas pelos centros de referência. Na Amazônia, a UFPA administra mais de 40 programas de pós-graduação, sendo 20 doutorados, além de laboratórios, grupos de pesquisas e redes de cooperação interinstitucional.
Física, Biologia, Matemática serão algumas das disciplinas abordadas nas palestras ministradas por pesquisadores da UFPA durante a Feira em Belém. “Iniciação Científica infanto-juvenil: fazendo ciência na escola”; “Alberto Santos Dumont e Júlio Cezar Ribeiro de Souza: uma história da navegação aérea”; “Aquecimento Global”; “PitágorasNet: um objeto de aprendizagem para o ensino fundamental de Matemática”; “Utilização de recursos alternativos para a melhoria das aulas de Ciências e Biologia”; “Sexo e sexualidade também é ciência”; “Ciência no Brasil: para quem está sendo produzida”; “Recursos financeiros e gestão compartilhada para inovações baseadas em pesquisa”; “Origem e evolução do Universo”, são alguns dos eventos.
A programação contará, também, com oficinas promovidas pelo Laboratório de Demonstrações da Faculdade de Física da UFPA, que vai ensinar a estudantes da educação básica como realizar experimentos de baixo custo envolvendo mecânica dos sólidos, ótica e eletromagnetismo. A UFPA também estará representada na mesa-redonda “Impactos na biodiversidade amazônica decorrente de problemas ambientais” e nos minicursos “Elaboração de projetos de iniciação científica infanto-juvenil”, “A parasitologia e a área da saúde”, “Confecção e preparação de materiais didáticos para aulas práticas de Biologia”, “Quando o gostar se transforma em querer: Neurobiologia do uso compulsivo de drogas”.
A Semana de C&T contará, ainda, com as exposições da II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). O evento contará, também, com atividades promovidas por outras instituições, como a Universidade Estadual do Pará (UEPA), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Instituto Evandro Chagas (IEC), o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e a Empresa Brasileira Agropecuária (EMBRAPA). Outras instituições interessadas em inscrever atividades na programação ainda podem submeter propostas pelo site http://sistemas.pa.gov.br/sgsp/.
Confira a programação parcial clicando aqui.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária