Eventos na UFPA discutem Genética Médica
A inclusão da Genética Médica no Sistema Único de Saúde (SUS) e a discussão sobre o diagnóstico e tratamento de doenças genéticas na Região Norte são os enfoques principais do II Simpósio Nacional sobre Atendimento em Genética Clínica e Laboratorial e da VII Jornada Paraense sobre Doenças Metabólicas Hereditárias, que acontecerão nos dias 20 e 21 de novembro na Universidade Federal do Pará (UFPA). A promoção de ambos é do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo da UFPA (LEIM).
Desde o início deste ano, com a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica (Portaria 81/09) do Ministério da Saúde, o SUS esforça-se para incluir serviços de exame, tratamento e controle de doenças genéticas em suas unidades de atendimento de todo o Brasil. A intenção é que o ramo da Genética Médica ou Genética Clínica, cuja especialidade é estudar os transtornos da genética humana, possa ser incluído definitivamente na pauta da saúde pública, tendo em vista que o número de casos de doenças genéticas, como as malformações congênitas, é expressivo no País.
Nesse contexto, os eventos promovidos pelo LEIM são fundamentais para que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral possam refletir sobre temas recentes da Genética Médica e o monitoramento das doenças nas esferas municipal, estadual e federal. No caso da VII Jornada Paraense sobre Doenças Metabólicas Hereditárias, o enfoque é mais específico ao abordar as doenças genéticas causadas por erros inatos do metabolismo humano, os quais comprometem a atividade de enzimas e o transporte de proteínas no organismo.
Desde 2001, quando o professor Luiz Carlos Santana da Silva assumiu a coordenação do LEIM, várias investigações acerca dos erros inatos do metabolismo humano vêm sendo realizadas dentro de linhas de pesquisa variadas, como Bioquímica, Odontologia, Oncologia, Neurogenética, entre outras. O coordenador esclarece que “nessa ótica multidisciplinar, oferecemos estes eventos à comunidade com caráter de formação cidadã e inclusão social, procurando abrir uma discussão saudável sobre como a Genética Médica, contextualizada com outras ações, participará do quotidiano das pessoas”.
Os eventos contarão com mesas-redondas e palestras de pesquisadores e profissionais de vários Estados, como o geneticista clínico Marcial Francis Galera (vice-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Groso) e a geneticista clínica Laura Bannach Jardim (chefe do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS). Para mais informações sobre a programação e inscrições, acessar o site do LEIM ou ligar para o telefone (91) 3201-8030.
Serviço:
II Simpósio Nacional sobre Atendimento em Genética Clínica e Laboratorial
VII Jornada Paraense sobre Doenças Metabólicas Hereditárias
Realização: 20 e 21 de novembro, no Centro de Convenções da UFPA
Informações: pelo telefone (91) 3201-8030 ou pelo site (http://www.ufpa.br/leim/).
Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária