Reitoria aprova reforma e adaptação de Hospital
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, aprovou obras de reforma e ampliação do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), para atender mais de 300 discentes da Faculdade de Medicina da UFPA e acolher boa parte das disciplinas do curso no Hospital. A Reitoria autorizou, ainda, a direção do Bettina a comprar um aparelho para a realização de exames de Endoscopia Digestiva Alta. O equipamento vai atender a população do Sistema Único de Saúde (SUS) com demanda reprimida na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e ajudar, também, na arrecadação de recursos para o Hospital, além de atender ao ensino dos alunos de Graduação em Medicina.
As liberações aconteceram nesta quarta-feira (07), no prédio da Reitoria, pela manhã, durante reunião entre as direções do Hospital Bettina, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e da Faculdade de Medicina com o reitor Maneschy e o pró-reitor de Planejamento da UFPA,Erick Nelo Pedreira. No encontro, a direção do Bettina apresentou o projeto de planta baixa, em que constam as melhorias a serem executadas.“Após análises e discussões, o reitor aprovou a reforma e ampliação do Hospital e todos concordaram. Foi um momento histórico para o Bettina, pois há 16 anos havia a tentativa de se conseguir e, em apenas três meses de gestão, o reitor garantiu”, comemora o diretor do Hospital, dr. Murilo Morhy.
O protótipo do projeto foi encaminhado à Prefeitura do Campus, que desenvolverá o projeto final de arquitetura. Os recursos para a reforma e ampliação do Hospital são oriundos da Reitoria da UFPA e da Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC). No projeto, constam 11 consultórios médicos, com capacidade para oito alunos cada, para aulas práticas em várias especialidades; quatro salas para aulas teóricas, com capacidade para 50 pessoas em cada uma delas; sala de espera para os pacientes; sala dos professores; banheiros e outras dependências para a Faculdade.
O próximo desafio da Reitoria da UFPA é conseguir recursos de R$ 22 milhões, por meio de emendas parlamentares, para garantir a certificação e contratualização do HUBFS e melhorias no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Caso isso ocorra, o Bettina passará a receber recursos orçamentários federais previstos aos outros hospitais universitários do País com situação resolvida e dependerá menos dos financiamentos vindos de suas ações diárias e de sua produção mensal de atendimento ao SUS.
Hoje, a Faculdade de Medicina da UFPA conta com cerca de 400 alunos que desenvolvem várias atividades no Bettina. A faculdade tem, aproximadamente, 1.040 alunos que atuam também nos Hospitais Metropolitano, Santa Casa de Misericórdia e Universitário João de Barros Barreto, Polo 4 de Ananindeua, Lar Fabiano de Cristo e Unidades de Saúde Básica.
Texto: Cleide Magalhães, assessora de comunicação do HUBFS.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária