CONSUN aprova relatórios anuais da FADESP
O Conselho Universitário da UFPA (CONSUN) promoveu a sua 10ª Reunião Extraordinária na manhã desta quinta-feira, dia 08 de outubro. Na ordem do dia, os processos apresentados referiram-se à aprovação dos relatórios anuais das atividades de 2007 e 2008 da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP). A FADESP apoia financeiramente as iniciativas de projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFPA há mais de 30 anos.
Para que a FADESP seja recredenciada no Ministério da Educação (MEC) e no da Ciência e Tecnologia (MCT) e continue funcionando como fundação de apoio à Universidade, é necessário que seu relatório de Gestão e das Demonstrações Contábeis seja aprovado anualmente pelo CONSUN. Essa exigência está expressa na Lei 8.958/94, que rege a relação da UFPA/FADESP. O próximo prazo para o recredenciamento da entidade nos ministérios é até o dia 13 de novembro, por isso o caráter extraordinário da reunião do Conselho.
Na ocasião, os conselheiros discutiram o papel que vem sendo desempenhado pela FADESP e a importância de sua existência para o desenvolvimento dos projetos da UFPA. De acordo com o diretor da Fundação, o professor João Guerreiro, a discussão foi muito oportuna por tornar as ações da FADESP na UFPA mais conhecidas. “Apesar das dificuldades, uma vez que os recursos financeiros não são suficientes para atender todas as demandas da Instituição, o apoio da FADESP é fundamental para o desenvolvimento regional”, afirmou durante a reunião. Em 2008, a FADESP gerenciou R$ 380 milhões na UFPA, os quais foram aplicados em projetos e programas de pesquisa, ensino, extensão, infraestrutura e desenvolvimento institucional.
Por maioria de votos, os conselheiros decidiram pela aprovação dos relatórios, possibilitando o recredenciamento da FADESP como fundação de apoio, promoção e incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural no Estado do Pará. Antes de ser submetido ao CONSUN, os relatórios foram aprovados pelo Conselho Diretor da FADESP, em reunião realizada em agosto. Esse procedimento é realizado de dois em dois anos, período de validade do credenciamento da FADESP nos dois ministérios.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Assessoria de Comunicação da FADESP
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária