Propesp lança Catálogo de Cursos de Pós-graduação

Reprodução: João Sérgio

Texto: Alan Araguaia, estagiário da Agência de Notícias UFPA

O aumento do número de cursos de mestrado e doutorado na UFPA, acompanhado pelo crescimento da procura, levou à elaboração de um grosso volume onde estão descritos os históricos dos programas, as linhas de pesquisa, as perspectivas gerais sobre elas, além de outras informações de interesse de quem deseja conhecer ou ingressar em um programa de pós-graduação da universidade. É o novo Catálogo dos Cursos de Pós-graduação/2005, que foi lançado na manhã de hoje, no Centro de Capacitação (Capacit), da UFPA. “Nosso objetivo inicial é disponibilizar esse material nos locais de principal afluência de professores, pesquisadores e alunos, tanto na universidade quanto em outras instituições da Amazônia e do Brasil”, conta Paulo Gorayeb, diretor do Departamento de Pós-graduação da Propesp.
        Os números que mensuram a produção científica apontam a UFPA como instituição polarizadora na Região Amazônica. Mais de 20% dos grupos de pesquisa são da universidade, que reúne 45% dos mestres e doutores em atividade na Amazônia e também responde por 46% de toda a produção científica nessa área geográfica. No período de 2001 a 2005 registrou-se um salto no número de cursos de mestrado e doutorado, na ordem de 57% e 71%, respectivamente, distribuídos em todas as grandes áreas do conhecimento, porém com maior densidade nas áreas de ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências humanas e engenharias. Programas de pesquisa de grande êxito, como o Programa Pobreza e Meio-ambiente na Amazônia (Poema), criado com a intenção de garantir o fomento da produção local de pequenos produtores rurais da região, são exemplos da materialização desse crescimento.
        Para Gorayeb, esse crescimento se deve a um motivo principal: a política de qualificação do corpo docente que começou a ser implementada nas mais recentes gestões. “Nesse período de 2002 a 2004, esses professores voltaram de outros estados e até de outros países como doutores”, relata Gorayeb, “daí foram inseridos no corpo docente, tendo facilitado a aprovação de programas de mestrado e doutorado”. Quanto ao aumento da demanda, Gorayeb atribui grande influência à interdisciplinaridade das linhas de pesquisa. “Dois exemplos disso são as áreas de meio-ambiente e desenvolvimento sustentável”. O Catálogo poderá ser consultado nas bibliotecas da UFPA (central e setoriais), nos departamentos, grupos de pesquisa, núcleos e outras unidades da universidade.

Publicado em: 04.07.2005 15:44