Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Centro de Ciências da Saúde inaugura uma das mais equipadas unidades de pesquisa do país

Reprodução: Gilson Faria

      Texto: Alan Araguaia, estagiário da Agência de Notícias UFPA

Os estímulos à iniciação científica e à experimentação são os eixos que norteiam a mais nova unidade ligada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPA. Trata-se da Unidade Multidisciplinar de Experimentação (UME), que como o próprio nome já diz, está aberta a todos os cursos do centro: medicina, odontologia, nutrição, farmácia e enfermagem. A UME está localizada no 2º andar do prédio de anatomia patológica do CCS, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). “É uma unidade de pesquisa, implicando em várias mudanças para o ensino de graduação e pós-graduação do CCS”, afirma Paulo Amorim, diretor do centro. Cabe ressaltar que é a primeira unidade de pesquisa genuinamente ligada à graduação do CCS.
A pesquisa se dá por meio da experimentação animal, em animais de pequeno e médio porte. “É bom lembrar que existe a experimentação clínica, mas isso é ‘outro departamento’, e praticamente só existe no sul do país”, conta Paulo Amorim. A UME é constituída de cinco ambientes em um total de 150 metros quadrados assim distribuídos: sala acadêmica de orientação, pesquisa bibliográfica, reuniões científicas e discussões temáticas. Nela há uma central de processamento de dados que interliga todos os computadores da unidade aos demais laboratórios de experimentação do Brasil e do mundo; sala para experimentação em animais de pequeno porte (ratos brancos, camundongos e coelhos) dotada de bancadas para vinte e quatro pessoas, com a utilização de iluminação individual e lupas; sala para experimentação em animais de médio porte (cães e porcos), dotada de duas mesas cirúrgicas e três calhas cirúrgicas, além de todo o material existente em uma sala de cirurgia; biotério de experimentação: sala onde ficam alojados os animais em estudo, dentro de gaiolas e jaulas, tendo inclusive temporizador para escurecimento e iluminação do ambiente a cada doze horas, a fim de evitar o estresse dos animais; uma sala de análises clínicas, um laboratório que possibilita a análise bioquímica dos diversos parâmetros sanguíneos que é utilizada exclusivamente para dosagens de pesquisa.
“Posso afirmar, porque conheço todos, que se trata de um dos mais bem planejados e equipados laboratórios de pesquisa do país”. No momento são pesquisadas três linhas básicas: oncologia experimental, biologia da inflamação e isquemia. Apesar do pouco tempo de existência, a UME já participou de diversos congressos e outros eventos ligados à área. A unidade foi totalmente financiada pela UFPA e pelo Fundo de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), em projeto conjunto. Existem parceiros externos, todos da área acadêmica. Em breve a UME disponibilizará uma página na Internet.

 

Publicado em: 06.07.2005 12:04