Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA conserva a memória do professor Pasquale Di Paolo

De menino nascido na Itália a cidadão paraense intitulado pelo Estado. De padre comprometido com causas sociais em Rondônia a pesquisador de terreiros de umbanda em Belém do Pará. A vida e a obra do professor, pesquisador e poeta Pasquale Di Paolo trazem consigo a marca de um indivíduo apaixonado pelo ser humano e por suas lutas coletivas. E é essa a paixão que permanece por meio dos livros e vídeos doados, este mês, pela Associazione Culturale Nuova Arcobaleno, da cidade de San Martino in Pensilis, à Biblioteca “ Pasquale Di Paolo” da Casa de Estudos Italianos (CEI), da Universidade Federal do Pará (UFPA).


“Um docente e pesquisador fervoroso, que não media esforços em termos de dedicação à causa da investigação”. O depoimento do professor Marcelo Galvão, por ocasião da inauguração da Biblioteca “Pasquale Di Paolo”, em 2004, ilustra bem a admiração que uma geração de estudiosos possui pelo pesquisador italiano, falecido em 1987. Intelectual irrequieto, Pasquale Di Paolo encantou-se por Belém e ousou se debruçar sobre temas, então, pouco estudados no Pará: a Cabanagem e a umbanda. O livro “Cabanagem: a Revolução Popular da Amazônia” destaca-se por ser a primeira obra a tratar o fenômeno social como uma revolução, e não uma revolta.


Professor do curso de Ciência Política da UFPA desde 1975, Pasquale desempenhou, também, um papel importante nas comunidades belenenses por meio do Centro de Estudo, Pesquisa e Assessoria Social (CEPAS). Segundo a pesquisadora, viúva do professor e também criadora do CEPAS, Darcy Flexa Di Paolo, a iniciativa surgiu como uma tentativa de aproximar os estudos acadêmicos das necessidades da população mais pobre. “A gente se reunia para estudar, pesquisar e pensar novas formas para ajudar a resolver os problemas das comunidades”, explica.


Cinco exemplares do pequeno livro “Una Storia Vera, Parola Nuda”, que conta um pouco da vida de Pasquale Di Paolo; livros de autores da cidade de San Martino in Pensilis, local onde o professor nasceu; e um vídeo realizado em ocasião das homenagens da Associazione Culturale Nuova Arcobaleno ao italiano. Essas foram as doações recebidas.  A coordenadora da CEI, Heloísa Bellini, exalta a importância dessas contribuições. “A Casa de Estudos Italianos fica muito feliz por conservar a memória de alguém como o professor Pasquale. Esses livros mostram que ele não morreu, que está vivo por meio de sua obra”.


Os livros e o vídeo estão à disposição da comunidade acadêmica para consulta. Basta agendar no horário das 8h às 12h, pelo telefone 3259-7022.


Texto: Abílio Dantas- Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 03.11.2009 11:00