Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Presidente sanciona a lei que cria a UFOPA

Nesta quinta-feira, 05 de novembro, nasce a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) ou Universidade de Integração Amazônica (UNIAM) - a terceira universidade federal sediada no Pará. O presidente em exercício, José Alencar, assinará a lei que cria a nova universidade, às 17h, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília.


A nova universidade será formada por um desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e por uma unidade descentralizada da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Santarém. A nova instituição federal de ensino superior receberá os primeiros estudantes de graduação em março de 2010. Hoje, o Campus da UFPA, em Santarém, é composto por oito cursos de graduação e um de Mestrado Multidisciplinar em Recursos Naturais; e o Campus da UFRA possui o curso de Engenharia Florestal.


O investimento para a criação e a implantação da UFOPA será de R$ 124 milhões. E, até o início do próximo ano, serão realizados concursos para professores e técnico-administrativos. A estrutura da Universidade deverá contar com 432 docentes, 332 técnico-administrativos, 170 funções gratificadas e 1.400 estudantes que vivem nos municípios de Santarém, Itaituba, Juruti, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre, distribuídos entre os três campi e sete núcleos.


De acordo com o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, “a partir dessa aprovação, acontece, de fato, a interiorização do ensino superior na Amazônia. E isso precisa se repetir em outras regiões porque nosso Estado tem dimensões continentais e características que variam de região para região e que precisam ser estudadas de forma sui generis”, disse o reitor, referindo-se ao sul e ao sudeste do Pará, regiões que começam a se mobilizar para terem, também, uma universidade federal.


O presidente da Comissão de Implantação da UFOPA, professor Seixas Lourenço, explica que o número de universitários aumentará significavamente num futuro próximo. “As obras da UNIAM serão totalmente concluídas até o final do primeiro semestre de 2010. Com isso, em quatro anos, saltaremos de dois mil para 14 mil pessoas apenas no Campus de Santarém e teremos três outros campi, além de sete núcleos espalhados pelo oeste do Pará. O impacto disso, na região, será imenso”, assegura.

 

SERVIÇO:

Para mais informações sobre a UFOPA/UNIAM, acesse: http://www.integramazonia.com.br/

 

Publicado em: 05.11.2009 10:20