Alunos da UFPA se preparam para o ENADE
Estudantes de ensino superior de todo o Brasil realizam, neste domingo, dia 8, a prova do Exame Nacional de Desempenho – ENADE, que tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação das universidades brasileiras em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Os cursos da UFPA a serem avaliados neste ano de 2009 são Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Teatro e Turismo.
Os estudantes inscritos no Exame podem conferir os seus locais de provas no site do INEP/MEC (http://enade.inep.gov.br/enadeConsulta/home.seam). É obrigatória a participação dos estudantes habilitados do final do primeiro e do último ano dos cursos designados. No Pará, as provas serão aplicadas em Belém, Ananindeua, Castanhal, Capanema, Vigia, Abaetetuba, Marabá, Itaituba, Parauapebas, Redenção, Santarém, Soure e Tucuruí. O Manual do ENADE 2009 já está disponível no site do Ministério da Educação. Além do cronograma geral da prova, o documento traz informações completas a respeito dos procedimentos para a inscrição e para a seleção de cursos e habilitações que serão avaliados.
Serão considerados estudantes do final do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima da grade curricular da graduação e serão considerados estudantes do último ano do curso aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima. Dos cursos da UFPA, os alunos de Teatro farão a prova pela primeira vez este ano, já que a graduação foi criada em 2008 na Instituição. De acordo com a coordenadora do curso, Olinda Charone, as expectativas são as de que o ENADE possa nortear caminhos e novos rumos a serem tomados pelo curso recém-criado.
O ENADE é importante porque é um momento de avaliação quantitativa e qualitativa dos cursos das universidades. “É por meio do ENADE que se pode checar, por exemplo, dos alunos que entraram no curso e fizeram o exame como ingressantes, quantos saíram e como foram seus rendimentos durante a graduação, conforme o desempenho deles na prova”, explica o diretor do Centro de Informações Acadêmicas (CIAC/UFPA), Aluízio Barros. Alguns estudantes, no entanto, ainda apresentam resistência com relação ao ENADE, afirmando que uma avaliação padronizada de forma nacional pode ser injusta ao não considerar características específicas de cada região brasileira.
DESEMPENHO - Essa, por exemplo, era a opinião do estudante Igor de Souza, que fez a prova do ENADE, em 2005, como aluno de História e, tendo trocado de curso, fará, em 2009, o exame como ingressante de Comunicação Social na UFPA. “Hoje, vejo o ENADE com outros olhos, pois, como a minha área de estudo requer conhecimentos gerais e interdisciplinares, compreendo que a prova ajuda a medir esses conhecimentos e a entrar em contato com eles. Além disso, acho que a nota obtida pelo curso no ENADE é, atualmente, requisito para a distribuição de verbas e investimentos e não quero que meu curso fique para trás. Por isso, agora, pretendo realizar, em vez de boicotar, a prova”, observa o jovem.
O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação. De acordo com Aluízio Barros, ao contrário do que muitos estudantes pensam, realizar o Exame e obter um bom desempenho valoriza o curso e a área de atuação do profissional. “O ENADE avalia a qualidade do curso de acordo com o potencial do aluno. Quem não presta a prova não recebe o diploma e fica em situação irregular com a universidade da mesma forma que prejudica a instituição, pois esta fica desvalorizada perante o mercado de trabalho referente às áreas mal avaliadas”, ressalta o diretor. A participação no Exame deve constar no histórico escolar dos estudantes.
Para saber orientações gerais para os dias de prova, acesse: http://www.inep.gov.br/superior/enade/
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária