Proposta de criação de cotas na UFPA é aprovada por unanimidade

A Câmara de Ensino de Graduação da UFPA aprovou por unanimidade a proposta de Ação Afirmativa da Universidade Federal do Pará de Integração de Grupos Étnicos. A proposta, que cria cotas para negros, indígenas e descendentes de quilombos, vai ser apreciada pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consep), na primeira semana de agosto deste ano. Se for aprovada, A Universidade Federal do Pará cria o sistema de cotas já a partir do Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2006.

Pela proposta, a UFPA vai disponibilizar 20% das vagas oferecidos em seu vestibular para estudantes negros, indígenas e descendentes de quilombos, em todos os cursos oferecidos pela Universidade.

A proposta de Ação Afirmativa da UFPA de Integração de Grupos Étnicos resulta de discussões viabilizadas por um grupo de trabalho da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), composto pelos professores Roberto Ferraz, Raimundo Jorge Nascimento de Jesus, Aleanor Gomes da Silva Palhano, Marilu Márcia  Campelo, Raimundo Alberto Damasceno e Zélia Amador de Deus, além do técnico-administrativo Apolinário Alves Filho.

Publicado em: 11.07.2005 10:19