MEC autoriza a expansão da UFPA no interior do estado

O Ministério da Educação deve autorizar liberação de recursos, nos próximos dias, para a expansão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Até o fim do mês, deve ser publicado, no Diário Oficial da União, edital de licitação para selecionar os responsáveis pelas obras nos campi de Bragança, Castanhal e Marabá. A previsão é de que sejam construídas salas de aula, laboratórios e um hospital de medicina veterinária. Em 2006, as obras serão realizadas no campus de Santarém.
Segundo a pró-reitora de administração da UFPA, Iracy Gallo Ritzmann, devem ser investidos, este ano, R$ 740.287,20 no campus de Bragança; R$ 1.503.332,40 em Castanhal e R$ 756.380,40 em Marabá. “Estamos consolidando esses campi e abrindo cursos, principalmente na área tecnológica”, disse Iracy. Segundo ela, das 120 vagas de professores autorizadas este ano pelo MEC para os três campi, 40 serão ocupadas em breve, por meio de concurso público, cujo edital já foi publicado. “Serão professores com formação completa. Todos têm doutorado”, explicou.
Os novos cursos são de física ambiental e engenharia de alimentos (em Santarém); engenharia de minas e meio ambiente, geologia, sistema de informação, engenharia de materiais e agronomia (em Marabá); medicina veterinária e educação física (em Castanhal) e engenharia de pesca (em Bragança).
Além desses quatro campi, a UFPA tem outros seis. “O Pará é um estado continental. Devemos interiorizar a graduação, formar recursos humanos e consolidar o desenvolvimento”, afirmou Iracy. A UFPA é multicampi e interiorizada há 16 anos, mas é a primeira vez que recebe apoio específico, recursos e pessoal para se expandir no interior.
Expansão — Desde o ano passado, o governo federal investe na expansão de vagas públicas e gratuitas. O ministro da Educação, Tarso Genro, entregou, em 16 de junho, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), em Santo André (SP).
Além da UFABC e da expansão dos campi da UFPA, estão em diferentes fases de processo de criação as universidades federais do Recôncavo Baiano e da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, e os campi da Universidade Federal do Acre (UFAC), Caruaru (UFPE), Garanhuns (UFRPE), Vitória da Conquista (UFBA), Planaltina (UnB), Volta Redonda (UFF), Nova Iguaçu (UFRJ), Baixada Santista (Unifesp), Sorocaba (UFSCar) e do Litoral (UFPR).
História — A Universidade Federal do Pará foi criada em julho de 1957, pelo presidente Juscelino Kubitschek. Congregou sete faculdades federais, estaduais e privadas que funcionavam em Belém. Hoje, tem 3.904 professores de pós-graduação e 4.397 do ensino fundamental, mais de dois mil servidores, 2.406 alunos de cursos de pós-graduação, 36.891 estudantes de graduação (22.221 na capital e 14.680 no interior).
A UFPA oferece 266 cursos superiores, 117 de pós-graduação, 64 especializações, 33 de mestrado, 12 de doutorado e oito de residência médica.

Fonte: Rede MEC

Publicado em: 12.07.2005 15:34