UFPA terá curso de Educação Física em Belém

Texto: Alan Araguaia, estagiário da Agência de Notícias UFPA

Aprovado pela Coperves, o Departamento de Educação Física da UFPA ofertará, a partir deste próximo Processo Seletivo Seriado (PSS), 45 vagas para o curso de Educação Física em Belém. “Temos toda a infra-estrutura de instalações físicas, laboratórios, e contamos com excelentes professores tanto da área de educação quanto da saúde”, diz Cristian Costa, coordenador do curso. O curso de Educação Física de Castanhal sempre esteve entre os mais concorridos da universidade desde a sua criação, em 2000. Por volta de 50% dos estudantes que cursam nessa cidade são oriundos de Belém. Com a extensão do curso para a capital, os candidatos que moram em Belém não precisarão mais se preocupar com o deslocamento para Castanhal.
        “O departamento só tomou essa iniciativa depois que o curso se consolidou em Castanhal”, conta Cristian Costa, referindo-se ao curso que já foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de agosto, o curso em Castanhal contará com mais quatro professores contratados em regime de dedicação exclusiva. Isso possibilitará que parte do corpo docente passe a se dedicar ao curso em Belém. “Mais de 90% desses professores têm títulos de mestres e doutores”, ressalta o coordenador. Cristian considera que a ampliação do curso de educação física segue a tendência que o esporte, como parte da indústria do entretenimento, tem experimentado em nível nacional.
          O reitor Alex Fiúza de Mello anunciou que tem verbas no orçamento de 2006 para investir nas instalações físicas do curso em Castanhal. Em Belém, já existe toda a infra-estrutura necessária: um ginásio de esportes, um campo de futebol, pista de condicionamento físico, piscina semi-olímpica, sala de dança e laboratórios.

Publicado em: 15.07.2005 12:00