Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Aprovada criação do Prêmio Benedito Nunes

Com um percurso devotado ao estudo filosófico e literário, o professor emérito da Universidade Federal do Pará e ensaísta Benedito Nunes é uma das raras figuras no Brasil a produzir um pensamento que procure explicitar quais são e como se dão as relações entre a literatura, a poesia e a filosofia. Referência máxima de intelectualidade na Amazônia, o filósofo completa, neste mês de novembro, 80 anos de vida. Para comemorar essa data tão especial e prestar a devida homenagem, o Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONSEPE) da UFPA aprovou, na quarta-feira (18), a proposta de criação do Prêmio Professor Benedito Nunes.


A proposta é de que o prêmio seja bianual e coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP). Além de ser uma forma de reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte, de Filosofia e Ciências Humanas e de Letras e Comunicação. A premiação será atribuída à melhor tese de doutorado inscrita de acordo com o regulamento e deverá ser entregue pelo reitor Carlos Maneschy, de preferência no dia 21 de novembro, dia de nascimento do professor homenageado.


O regulamento do prêmio ainda deverá ser oficializado, mas estão previstas a entrega do certificado de premiação para o autor, a quantia de R$ 5 mil e a publicação da tese. O orientador e o Programa de Pós-Graduação a que a tese tiver sido submetida também receberão certificados de obtenção do prêmio. Segundo o relator do parecer que apresentou a proposta do prêmio, Jorge Augusto Pinheiro, a ideia é ressaltar a figura ímpar do homenageado. “Os textos de Benedito Nunes são eruditos, porém, sem exibição; didáticos, sem arrogância. É impressionante a clareza e o desejo de compartilhar o saber com os ouvintes ou os leitores”, afirmou.


Essa é a terceira homenagem que Benedito Nunes recebe na UFPA em 2009. No primeiro semestre, a Instituição inaugurou o seu Centro de Convenções, cujo auditório principal leva o nome do filósofo. Além disso, a Editora Universitária (EDUFPA), no segundo semestre, renovou seu conselho editorial e convidou Benedito Nunes como membro-presidente. O professor é autor de várias obras e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura de 1987.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA       
 

Publicado em: 18.11.2009 10:20