Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Prêmio Kawaguchi homenageia melhores alunos da área de Tecnologia da UFPA

A cada ano, o Prêmio Kawaguchi, promovido pela UFPA e pela Albrás, reconhece os esforços dos melhores alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Química e Mecânica e do melhor estudante do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC). Nesta terça-feira, dia 17, sete alunos receberam a comenda no auditório do Centro de Capacitação da Universidade.

Estiveram presentes na cerimônia Erick Pereira, pró-reitor de Planejamento da UFPA, representando o reitor Carlos Maneschy; José Barreiros, diretor do ITEC; Luiz Jorge Nunes, diretor da Albrás e Takashi Nakamura, diretor de Controle da Empresa, além de representantes da Pará Pigmentos, da Câmara do Comércio e Industria Nipo-Brasileira e professores, técnico-administrativos e alunos do ITEC.

Este ano, os vencedores do prêmio foram os estudantes de Engenharia Elétrica, Marcelo Nobuyuki Kawakatsu e Michele de Nazaré Novaes Santos; de Engenharia Mecânica, Antônio Henrique da Silva Bittencourt Júnior e Kayton da Silva Almeida; de Engenharia Química, Jhuly Gleice Nascimento dos Santos e Wanderson Silva Rodrigues e, ainda, Ako Tsukui, do curso de Arquitetura e Urbanismo, eleita a melhor aluna do ITEC.

Takashi Nakamura lembrou a importância de Izal Kawaguchi, pioneiro da indústria de exploração do alumínio no Estado do Pará e parabenizou os alunos que receberam o prêmio. “O Pará é um Estado rico em recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico da região necessita do conhecimento e das iniciativas de pessoas como vocês”. Para o diretor do ITEC, José Barreiros, a premiação é um estímulo para a produtividade dos alunos. “Com vinte e um anos de existência, este já é um prêmio tradicional no nosso Instituto e que, certamente, ajuda a manter elevado o nível dos nossos estudantes, o que é bom para eles e para a Universidade”.

Para o diretor da Albrás, Luis Jorge Nunes, a parceria entre as empresas e a Universidade é essencial para o desenvolvimento local. “A Universidade tem profissionais e cérebros que pensam e inovam, as empresas têm a experiência de mercado e entendem as necessidades produtivas e econômicas. Alianças entre esses dois atores é salutar para todos os atores e para a sociedade em geral”.

“Minha missão é transmitir a todos a alegria com que a administração superior vê o prêmio Kawaguchi se consolidando. Iniciativas e parcerias entre a indústria e a Universidade ajudam a produzir conhecimento e produtos para bem da sociedade. Esta é uma forma de demonstrar a importância do que é descoberto e apreendido na UFPA e de reconhecer aqueles que, brilhantemente, fizeram jus ao prêmio”, garantiu Erick Pereira, pró-reitor de Planejamento da UFPA. 

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 19.11.2009 10:00