UFPA lança Prêmio Professor Benedito Nunes
Filósofo e escritor Benedito Nunes é, hoje, uma das raras figuras no Brasil a produzir um pensamento que procure explicitar quais são e como se dão as relações entre a literatura, a poesia e a filosofia. Referência máxima de intelectualidade na Amazônia, o filósofo completa, neste mês de novembro, 80 anos de vida. Para comemorar essa data tão especial e prestar a devida homenagem, a Universidade Federal do Pará lançou, nesta terça-feira, dia 24 de novembro, o Prêmio Professor Benedito Nunes de teses.
O Prêmio Benedito Nunes será bianual e coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP). A honraria será atribuída à melhor tese de doutorado, como forma de reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte, de Filosofia e Ciências Humanas e de Letras da Universidade. O autor da melhor tese ganhará um certificado de premiação, a quantia de R$ 5 mil e terá garantida a publicação de sua tese.
“Por meio do Prêmio, a partir de agora, meu nome estará para sempre ligado a uma Instituição que produz conhecimento permanentemente e que ele seja sempre um incentivador da produção acadêmica na área de artes, ciências Humanas, comunicação e letras”, deseja Benedito Nunes.
“Gostaria que este prêmio fosse visto não só como um presente para mim, mas também como um presente para os outros, como forma de propiciar o adiantamento intelectual de quem pesquisa as áreas de artes, comunicação e ciências humanas. O prêmio busca atrair novas pessoas para esses campos e se a premiação puder favorecer a divulgação dessas investigações científicas, ficarei muito satisfeito”, assegura o homenageado.
A pesquisadora Lilian Silvestre Chaves, coordenadora do Prêmio, acredita que esta homenagem faz jus ao nome de um mestre paraense que galgou a admiração dentro e fora do seu país. É uma forma de reconhecimento da Instituição que ele ajudou a criar e a fortalecer como um dos fundadores do curso de Filosofia e da Escola de Teatro e Dança da UFPA. É uma maneira de tornar permanente a lembrança do eterno professor.
“Embora o Prêmio seja uma homenagem ao mestre, na verdade, ele repercute em favor daqueles que, nas áreas de filosofia e ciências humanas, de ciências da arte e de letras e comunicação, escreveram e defenderam suas teses de doutorado. Além de estimular a qualidade dos trabalhos, esse Prêmio é fundamental, porque é permanente e, com a sedimentação, por meio da tradição, vai sempre ser objeto de uma sadia disputa universitária para conquistá-lo”, garante.
O diretor do Instituto de Artes da UFPA, Afonso Medeiros, declarou-se ser um leitor pleno da obra de Benedito Nunes. “Acredito que a melhor homenagem a um mestre é discutir sua obra. Esta premiação lembrará, para sempre, alguém que tem uma séria e intensa produção intelectual e que, certamente, ilumina nossos caminhos”.
Já o reitor Carlos Maneschy lembrou que a “Universidade é uma instituição que, permanentemente, cultua a virtude. E esta homenagem reconhece o mérito de Benedito Nunes e daqueles que também trabalham na sua área de atuação eternizando a benevolência com a qual este senhor transmite o conhecimento acumulado”.
Na cerimônia de lançamento do Prêmio, a UFPA também publicou o ensaio “Quase um Plano de Aula”. O texto é uma espécie de autobiografia de Benedito Nunes e homenageia aqueles, amigos, mestres e discípulos, que lhe ajudaram a “aprender e a exercitar a arte de ensinar” e foi escrito como discurso para o recebimento do título de professor emérito da Universidade, em 1998.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Wagner Meier
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária