Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto Brasil Municípios traz curso à UFPA

A UFPA promove, até o dia 4 de dezembro, o curso "Planejamento e Gestão por Resultados", especialmente elaborado para técnicos e gestores municipais. O curso faz parte do Projeto Brasil Municípios e tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão e para a melhoria da capacidade técnica e institucional dos municípios, principalmente dos que se localizam nas Regiões Norte e Nordeste.


O Projeto Brasil Municípios é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Comunidade Europeia e o Banco Internacional do Desenvolvimento com a parceria da Escola Nacional de Administração Pública e a Universidade Federal do Pará. A turma piloto da UFPA tem 32 alunos representantes de 14 municípios paraenses. O curso será ministrado no Centro de Capacitação da UFPA e tem 40 horas de duração.


De acordo com o coordenador do projeto em Belém, Gilmar Wanzeller, o curso tem enfoque em planejamento e gestão de resultado, planejamento estratégico, gerenciamento e gestão de projetos. O curso já havia sido ministrado na UFPA como capacitação de servidores. Essa é a primeira vez que o curso envolve gestores de outros municípios por estar integrado ao Brasil Municípios.


O Projeto Brasil Municípios foi apresentado na manhã de hoje, abrindo as atividades do curso, pelo representante do Ministério do Planejamento, Rodrigo Lofrano, diretor do projeto. Para Lofrano, o curso “Planejamento e Gestão por Resultados” deve se somar a outros com o intuito de contribuir para atender as rotinas administrativas das prefeituras e adequá-las à realidade municipal. Essa é a quinta turma do projeto e a primeira formada no Pará.


O professor técnico que acompanha a realização dos cursos nos municípios, Aristeu Badaró, explica que a finalidade é qualificar gestores, assessores municipais, secretários de meio ambiente e chefes de gabinete. “O curso oferece uma visão geral e uma nova visão do que pode ser implantado nos municípios e reduzir a pobreza por meio do fortalecimento da capacidade institucional, que tem como consequência maiores investimentos em políticas públicas”, afirmou.


Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o Projeto Brasil Municípios representa uma iniciativa que é de extrema importância para o desenvolvimento de regiões como a Amazônia. “A UFPA se sente honrada em poder fazer parte dessa parceria e espera que o projeto se capilarize pelo interior do Estado gerando bons resultados”, disse. A abertura das atividades contou, também, com a presença do pró-reitor de Gestão de Pessoal, João Cauby. O curso prossegue até a próxima sexta-feira.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Wagner Meier

Publicado em: 29.11.2009 12:00