CNPq entrega prêmio e lança o XXI Prêmio Jovem Cientista durante reunião anual da SBPC

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico realizou, durante a reunião da SBPC, a premiação do XX Prêmio Jovem Cientista. A doutoranda Florência Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), descobriu uma bactéria no intestino de um peixe amazônico, capaz de produzir substância que evita o apodrecimento de batatas. O trabalho obteve o primeiro lugar na categoria Graduado.
     Magno Santos, da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, de Montes Claros (MG), apresentou estudo sobre informação e carência nutricional, vencedor da categoria Ensino Médio. Marcela Chiunarelli, do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Campinas (Unicamp/SP), primeiro lugar na categoria Ensino Superior, mostrou como a cera da carnaúba aumenta o período e conservação de tomates.
     Houve ainda exposição de experiências do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 2004. A vencedora da categoria Ciências da Vida, Cristiane Matté, da UFRGS, mostrou o mecanismo de atuação da homocistinúria no organismo, doença congênita que causa acúmulo de um aminoácido.
     Também da UFRGS, Luciane Caetano estudou como tornar o concreto mais resistente a impacto a partir da utilização de fibras em sua composição, dentre outros pontos. Ela venceu em 2004 na categoria Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias. A estudante de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), Sarah Russo Leite, primeiro lugar em Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, mostrou estudo sobre Direito Fundamental de Propriedade e a Comunidade do Dendê.
     As apresentações fizeram parte do lançamento do XXI Prêmio Jovem Cientista, que tem o tema “Sangue. Fluido da Vida”, promovido pelo CNPq, Gerdau, Fundação Roberto Marinho e Eletrobrás/Procel. O prêmio é voltado para graduados e estudantes dos ensinos superior e médio. A premiação contemplará também a universidade que inscrever maior número de trabalhos com mérito científico, além de conceder menção honrosa ao pesquisador doutor que tenha se destacado em obra científica ou tecnológica.
Publicado em: 19.07.2005 16:29