MEC autoriza contratação de 2.042 funcionários técnico-administrativos para atender hospitais universitários de todo o Brasil

Foi publicada na terça-feira, 19, no Diário Oficial da União, a autorização para a contratação de 2.042 funcionários técnicos administrativos para atender em hospitais universitários de todo o Brasil. O objetivo do Ministério da Educação com a liberação é substituir os cerca de 11 mil funcionários terceirizados que trabalham nos hospitais de instituições federais de ensino superior por trabalhadores concursados.
    Atualmente, os 45 hospitais universitários do país abrigam 60.800 funcionários. E, segundo a coordenadora-geral de Acompanhamento das Instituições Federais de Ensino e Hospitais Universitários, Urquiza Helena Meira Paulino, as mais de duas mil vagas ainda não são suficientes. “Já está em andamento uma negociação entre o MEC e o Ministério do Planejamento para a criação de novos cargos para suprir a demanda de contratações”, garante.A nomeação dos candidatos deverá ocorrer apartir do mês de agosto. O prazo para a publicação do edital de abertura para a realização do concurso é de seis meses, a partir da publicação da Portaria nº 121, de 7 de junho.
    Reforma - A proposta da reforma universitária, que será enviada ao Congresso Nacional ainda este mês, prevê a desvinculação do orçamento do Ministério da Educação de recursos que não são utilizados na educação, como o pagamento de aposentados e pensionistas e a manutenção de hospitais universitários. A idéia é que esses gastos fiquem a cargo da União, o que possibilitará um destino maior de recursos para o ensino. (Portal MEC)
Publicado em: 20.07.2005 15:49