Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Hospital Bettina recebe novos médicos residentes

Seis novos médicos residentes em Oftalmologia e Otorrinolaringologia serão recebidos nesta quarta-feira (13), às 9h30, pela direção e Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O acolhimento acontecerá no auditório do Bettina, seguido de uma visita pela instituição, durante a  qual os médicos conhecerão o espaço em que atuarão nos três próximos anos, a partir do dia 1º de fevereiro, quando eles iniciarão o ano letivo.


Os médicos residentes foram aprovados e classificados no último Processo Seletivo que contou com a participação de 44 candidatos, sendo 36 em Oftalmologia e 18 em Otorrinolaringologia. A realização da prova objetiva de Medicina Geral aconteceu no último dia 07 e a de Verificação Oral de Conhecimentos Gerais, no dia seguinte, ambas no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), da UFPA.
O concurso ofereceu um total de 53 vagas nas especialidades em Oftalmologia, Otorrinolaringologia (Bettina), Anestesiologia, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Pneumologia (HUJBB) e Medicina de Família e Comunidade (UFPA).


Entre as vagas ofertadas ao HUBFS, uma, em Otorrinolaringologia, esteve reservada a Rafael Carvalho Pereira, candidato que foi aprovado no concurso de 2009, mas não cursou porque prestava serviço militar. Nessa área, além dele, os aprovados e classificados foram Marjorie Souza Banhos Carepa e Joyce Oliveira de Lima. Já em Oftalmologia, foram Aline Andreza Henderson de Castro, Amanda Magno de Parijós e Helen Cristina Paraguassu Macêdo.


Residência Médica -  A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação latu sensu e se caracteriza pela aprendizagem no serviço. O Hospital Bettina conta, hoje, com um total de 18 médicos residentes nos programas de Residência em Oftalmologia e Otorrinolaringologia. O Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Caminhar recebe, ainda, alunos da Residência Médica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. O Caminhar, criado há sete anos, tem como objetivos diagnosticar e realizar acompanhamento clínico de mais de 10 mil crianças que apresentam alterações de desenvolvimento infantil, síndromes genéticas e outros.


Além disso, o Bettina terá especialização lato sensu aos profissionais na área de Saúde do Idoso. A pós-graduação faz parte do Programa Residência Multiprofissional em Saúde, que lançou edital no final de 2009 para selecionar, em 2010, profissionais também em Oncologia, conforme prevê a Portaria Interministerial 1.077, de 12/11/09, dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS).


Serviço: Quem quiser obter mais informações sobre o Processo Seletivo para Médicos Residentes basta ligar para a Secretaria Acadêmica do Hospital Universitário João de Barros Barreto: (91) 3201 6653.


Leia também: Residência médica: novas vagas beneficiam Estados de regiões com maior carência 


 
Texto: Cleide Magalhães, Assessora de Comunicação do Hospital Bettina.

 

Publicado em: 11.01.2010 10:00