Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza avança em tecnologia de ponta nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, referencia para o Sistema Único de Saúde, com Residência Médica no seu 2º ano de existência, incorporou ao seu serviço tecnologia de ponta antes não disponível ao usuário do SUS no Estado do Pará, como o tratamento da catarata pela moderna técnica da facoemulsificação e as cirurgias de vitrectomia posterior e retinopexias. elas representam a esperança de recuperação da visão para o usuário do sistema, em fila de espera por tratamento fora do domicílio.  Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o SUS estadual e municipal. A equipe de Oftalmologia do hospital é coordenada pelo dr. Eduardo Braga.
    No 2º Semestre de 2005, o Bettina estará colocando a disposição do usuários do SUS, um serviço completo de saúde auditiva, com moderno serviço de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia, dispondo de tecnologia de ponta como o Bera, moderno audiômetro digital, impedanciômetro computadorizado, otomissor digital, nasofibrolaringoscopio, entre outros. O serviço está sendo estruturado, sob cordenação de José Cláudio Cordeiro, doutor pela Universidade de Barcelona, Espanha.
    Em parceria com a UEPA, a UFPA irá implantar, no Serviço de Otorrino do hospital, a partir de 2006, a primeira Residência Médica de Otorrinolaringologia do Estado do Pará. O HUBFS fica localizado no Campus do Guamá. Desde 2001 está sob a direção geral do Professor  Valdir Furtado Lobato.
Publicado em: 25.07.2005 13:08