Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA realiza Formação de professores e tutores do Proinfantil no Pará

“Professor, torne-se um profissional qualificado”. Apesar do imperativo, seguir o que demanda a frase é de suma importância para a educação no País em que muitos educadores não possuem, sequer, o nível médio. Buscando reverter esse quadro, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com as universidades federais e as secretarias de educação dos Estados e municípios, elaborou o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), que, no Pará e no Amazonas, ficou sob responsabilidade da UFPA.

 

 

A parceria com a Universidade na atuação do Proinfantil no Pará iniciou-se em 2009, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (IPÊ), do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED). Nesta semana (de 11 a 15 de janeiro), no Hotel Hilton Belém, está sendo realizada a Formação de Professores Formadores, Tutores e Articuladores Pedagógicos do Proinfantil – Pará, cujo objetivo é discutir concepções e planejar ações pedagógicas para o desenvolvimento do Módulo II do Programa em cada uma das agências formadoras no Estado, sediadas em Belém, Santarém, Marabá e Capanema, que atendem 23 municípios.

 

 

Em cada semestre, acontece um Módulo de Formação para capacitar, por meio de oficinas, palestras e fóruns de discussão, tutores e professores formadores, os quais  serão os multiplicadores dos estudos e reflexões relativas ao Módulo para os professores cursistas do Programa por meio de um curso em nível médio a distância e com momentos presenciais. Neste Módulo II, espera-se a participação de 150 professores formadores e mais de 80 tutores, que discutirão as ações pedagógicas a partir do eixo temático “Infância, cultura, linguagem e desenvolvimento humano”.

 

 

Compuseram a mesa de abertura do Módulo II a professora e coordenadora do Proinfantil UFPA, Sônia Regina Teixeira, a diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFPA, Maria Lúcia Harada, a coordenadora da Equipe Estadual de Gerenciamento do Proinfantil, Mirian Matos Amaral, a diretora do ICED, Maria Josenilda Maués da Silva, a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil- IPÊ, Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, e a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc/PA), Ney Cristina Oliveira Monteiro.

 

 

Atualmente, 558 professores cursistas são beneficiados com a formação do Proinfantil no Estado. A coordenadora Sônia Teixeira afirma que “o Proinfantil não é só para ceder um diploma ao professor, mas também para melhorar a qualidade da educação que as crianças do nosso Estado recebem. É imprescindível que o primeiro contato das crianças com a escola, e esse início de formação dela como pessoa, seja feito por pessoas com competência, e o Proinfantil é um ótimo meio para que isso ocorra de fato”. Para mais informações sobre o Proinfantil, clique aqui .

 

 

Serviço:

Formação de Professores Formadores, Tutores e Articuladores Pedagógicos do Proinfantil/Pará Grupo III – Módulo II
Realização: 11 a 15/01/10, no Hilton Hotel Belém
Informações: agfbelempro@gmail.com


Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Foto: Wagner Meier

Publicado em: 11.01.2010 17:30