Projeto valoriza memória do teatro no Pará
Na definição do dicionário, ribalta é a parte dianteira do palco, onde ficam os refletores, mas também é, para todo ator, um lugar de grande destaque para quem está em cena, onde se recebe a atenção de todos e onde acontece todo ato criativo. Assim, nasceu o Projeto “Ribalta: Memória e Trajetória do Teatro no Pará”, para dar o devido destaque à história do teatro paraense, que passa pela vida de tantos atores que marcaram essa trajetória, artística e acadêmica. O Projeto "Ribalta" tem como objetivo, além de preservar a memória dessa expressão cênica, realizar uma série de debates com grandes mestres do teatro, a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento, para que os resultados dessas ações sejam fonte de pesquisa e estudo de professores, alunos e técnicos das diferentes áreas do conhecimento.
O Projeto de extensão "Ribalta" é uma iniciativa da Escola de Teatro e Dança, em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/ UFPa), por meio da execução de diversas ações entre os campos artístico e comunicacional para documentar e preservar a memória do teatro na Amazônia.
As ações do Projeto "Ribalta" culminam na gravação de um programa piloto,em que se espera, além da produção de material valioso para o ensino e pesquisa, estabelecer uma agenda de atividades que envolvam esses diferentes atores sociais. A gravação do Projeto piloto “Ribalta: Memória e Trajetória do Teatro no Pará” será a primeira de uma série de entrevistas e debates, ao vivo, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, com personalidades importantes da história do teatro em Belém do Pará.
Esta primeira edição do Projeto será com o prof. Cláudio Barradas, destacada personalidade da trajetória do teatro no Pará, ator, professor e responsável por criar e dirigir diversos grupos trazendo contribuições teóricas, estéticas e práticas na forma do fazer teatral paraense. O diálogo contará com a contribuição de nomes ilustres que estiveram presentes ao longo de sua trajetória, como Maria Sylvia Nunes, João de Jesus Paes Loureiro, Cleodon Gondin, Zélia Amador e Wlad Lima, e com a mediação do jornalista Sérgio Palmquist.
ETDUFPA - Quase todo o material que documentava a produção da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), desde seus primórdios, se perdeu durante o incêndio que destruiu o imóvel onde funcionava a Escola, na década de 70, restando algumas fotos e recortes de jornais, dispersos nos arquivos particulares. Perdeu-se o registro material, mas o registro vivo dessa produção existe e precisa ser relacionado. Assim, por meio do Projeto "Ribalta", pretende-se recuperar as formas de ensino, as técnicas de montagens e criação das dramaturgias, a discussão dos espaços cênicos e tantos outros aspectos que poderão transformar-se em rico material para consulta e estudo da produção teatral no Pará, em especial, aquela produzida no âmbito da UFPA, que se destacou em diversos aspectos e contribuiu para que o Teatro paraense fosse, sempre, uma esperada surpresa nos festivais universitários, pelo ineditismo das montagens, dos textos e da interpretação de seus estudantes.
Ao final do evento, será emitido certificado para alunos de graduação.
SERVIÇO:
Gravação, ao vivo, do programa piloto do Projeto de extensão “RIBALTA: Memória e Trajetória do Teatro no Pará”
Dia: 27 de janeiro de 2010.
Hora: 19h
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas. Rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com a Tv. Dom Romualdo Seixas, ao lado da Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA).
Coordenação: Profa. Dra. Margaret Refkalefsky e Profa. Dra Maria Ataíde Malcher.
Entrada franca
Primeiro produto da coletânea: DVD – Contendo a gravação do programa piloto e material extra (fotos, depoimentos entre outros).
Realização: PROEX/UFPA, ICA, FACOM, ACADEMIA AMAZÔNIA-FADESP.
Apoio: Museu da UFPa, NAVETA, Centro de Cultura e Formação Cristã.
Informações: Assessoria de Imprensa: Academia Amazônia da UFPa: 40057436
Texto e foto: Assessoria de imprensa do Projeto "Ribalta"
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária