Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Terceira fase do PSS 2010 é nesta quinta, 11

Candidatos aprovados à terceira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal do Pará realizarão prova na manhã desta quinta-feira, dia 11. Trata-se da última etapa do concurso, que tem 15.526 concorrentes na reta final. O diferencial desse exame em relação às outras fases é a prova de redação, que será somada a 45 questões de múltipla escolha, sendo 5 de cada uma das disciplinas do ensino médio (Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Literatura e Língua Estrangeira). Para receber aprovação, o candidato não poderá zerar mais de três disciplinas ou tirar nota menor que 4 na redação.

 

A terceira fase de provas será aplicada no horário de 8h às 13h, em Belém e em 24 municípios do interior. O pró-reitor de Ensino e de Graduação em exercício da UFPA, professor Mauro Magalhães, alerta aos candidatos a importância de evitarem atrasos, uma vez que o concurso será aplicado em dia útil, quando o trânsito, principalmente na capital, é mais intenso. Outra recomendação é a de que o candidato reimprima o cartão de inscrição no processo e confirme seu local de prova, pois este muda a cada etapa. O candidato deverá comparecer ao exame com o cartão de inscrição e o documento de identidade em mãos.

 

De acordo com Mauro Magalhães, a prova de redação consistirá na elaboração de texto com, no mínimo, 20, e, no máximo, 30 linhas. Serão aceitas como corretas tanto a ortografia da Língua Portuguesa que vigorou até 31 de dezembro de 2008, quanto a forma de grafar e acentuar as palavras que resultou da reforma ortográfica de 1º de janeiro de 2009. Independentemente das notas obtidas nas provas objetivas, todos os candidatos também terão as redações corrigidas, mas se a pontuação atingida for menor que 4, estarão automaticamente eliminados.

 

Dos 15.526 candidatos que realizarão a terceira etapa, 6.965 concorrem pelo sistema de cotas e 8.561 disputam como não-cotistas.  Ainda segundo o pró-reitor em exercício, o número geral de candidatos na reta final do concurso desse ano é bem menor se comparado ao ano de 2009, que tinha cerca de 25 mil candidatos aptos à última etapa. Isso se dá devido ao fato de muitos candidatos não terem obtido a nota mínima exigida para a aprovação. A prova será aplicada em 55 escolas na capital e 26 no interior. No município de Altamira, onde o campus da UFPA foi ocupado por indígenas que se manifestam contra a extinção da FUNAI, sediada no território da Universidade, o exame será aplicado na Escola Polivalente.

 

Quanto aos candidatos cotistas, 10.951 inscritos que escolheram concorrer no processo por esse sistema foram convocados para apresentar documentação a fim de garantir a realização da última etapa nessa condição, mas muitos deles não tiveram documentos aceitos. Houve, inclusive, uma denúncia de que alguns desses candidatos que haviam concluído o ensino médio em escola particular estariam apresentando certificado do DESU para tentar burlar a concorrência, uma vez que apenas podem disputar o processo pelo sistema de cotas alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. Sobre isso, o professor Mauro Magalhães esclarece que 194 candidatos que apresentaram certificado do DESU estão sob investigação da Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS) e da Secretaria de Educação (SEDUC), com o apoio da Polícia Federal e do Ministério Público.

 

A previsão para a divulgação do resultado é para o final do mês de fevereiro. De acordo com o calendário acadêmico, a habilitação dos aprovados ao vínculo institucional será na primeira semana de março, sendo que, em seguida, ocorre a semana de recepção dos calouros. O ano letivo para os novos ingressantes inicia-se oficialmente na UFPA em 15 de março. Em 2010, entre os cursos mais concorridos estão Comunicação Social, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Odontologia, algumas engenharias e Serviço Social.

 

Clique aqui para conferir a demanda de candidatos por curso nessa terceira fase do PSS 2010.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Foto:Mácio Ferreira


Publicado em: 10.02.2010 14:01