Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Proex premia vencedores do Prêmio de Literatura

A cerimônia de premiação dos vencedores do 1º Prêmio Proex de Literatura já tem data e hora marcada. O evento acontecerá no dia 24 de fevereiro, no Hall do Centro de Convenções da UFPA, às 18h. Na ocasião, os vencedores de cada categoria receberão mil reais e o troféu Inglês de Souza - uma homenagem ao escritor paraense responsável por introduzir a Escola Naturalista no Brasil. Após a cerimônia será servido um coquetel e a banda “Quem Pariu Eutanázio” fará breve apresentação.


 
Foram 140 trabalhos inscritos, todos avaliados por uma banca formada por intelectuais da literatura. Na categoria "Poesia", o primeiro lugar foi “Breves”, do estudante de letras Josiclei de Souza Santos.  Na categoria "Crônica", quem levou a melhor foi “Pelas mãos do tempo”, escrita pelo professor Jorge Domingues Lopes, do campus de Cametá. Já na categoria "Conto", o prêmio foi para o estudante de comunicação social, Jorge Fernando Negrão de Lemos ao escrever “O dia em que ele encontrou o mar”.

 

Mas eles não serão os únicos premiados. Com o objetivo de estimular a produção e a cultura literária da comunidade universitária, os 20 primeiros colocados na categoria poesia, os 15 primeiros colocados na categoria crônica e os 10 primeiros colocados na categoria conto receberão certificados e terão suas obras reunidas em uma antologia que será publicada, no segundo semestre deste ano, pela Editora da Universidade Federal do Pará (EDUFPA).

 

Expectativa - O concurso de literatura, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), foi bem recebido pela comunidade acadêmica. Tanto que o 2º Prêmio Proex de Literatura já está sendo agendado e, provavelmente, acontecerá no segundo semestre de 2010.


Para Jorge Domingues Lopes, 35 anos, professor da UFPA e primeiro lugar na categoria crônica, “toda instituição que queira envolver a extensão, deve envolver a comunidade e a cultura dessa comunidade.” Para ele, a iniciativa do prêmio, “ainda que restrita, é mais do que louvável.”

 


Adelaide Miranda, Servidora Pública da UFPA há 25 anos, também ressalta a importância do Prêmio. Ela não ficou entre os três primeiros colocados, mas seu trabalho será publicado. “Eu escrevo desde os 14 anos e, para os novos escritores é muito difícil publicar uma obra. O Prêmio de Literatura é importante por dar oportunidade a novos talentos”, afirma.

 


Para conferir os trabalhos classificados em primeiro lugar em cada categoria clique aqui

 


Andréa Neves- Assessoria de Comunicação da PROEX

 

 

 

 

Publicado em: 24.02.2010 11:27