MEC prorroga inscrições para apresentação de propostas de criação de cursos de professores indígenas

As instituições públicas de ensino superior têm até o dia 5 de agosto para apresentar projetos referentes ao Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (Prolind), desenvolvido pelo MEC por meio das secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).
    O Ministério da Educação vai investir R$ 2,6 milhões no programa, que tem como objetivo incentivar as instituições públicas a desenvolver projetos de cursos de licenciatura para professores indígenas que integrem ensino, pesquisa e extensão e valorizem temas como línguas maternas, gestão e sustentabilidade das terras e da cultura dos povos indígenas.
    Os projetos apresentados deverão ter autoria das instituições públicas em conjunto com lideranças e comunidades indígenas e devem atender, pelo menos, a um dos seguintes requisitos: implantação e manutenção de cursos de licenciatura para formação de professores indígenas em nível superior; elaboração de projetos de cursos de licenciatura específicos para professores indígenas; e permanência de alunos indígenas na educação superior.
    De acordo com a consultora da SESu para Educação Superior Indígena, Renata Bondim, “esse programa veio em resposta à demanda de vários anos dos povos indígenas e fica mais importante se considerarmos a necessidade de formação de profissionais indígenas capacitados para a gestão das terras e manutenção da identidade cultural e étnica".
    Lançado no final de junho, o edital estabelecia o dia 29 de julho como prazo para a apresentação das propostas. Para Renata Bondim, muitas instituições precisam de mais tempo para concluir suas propostas, por serem ações inéditas. "Publicamos uma retificação do edital ampliando mais o acesso para as instituições. O novo prazo vai estimular mais universidades a participar do programa e fazer com que muitas concluam melhor e aprimorem seus projetos (Portal MEC)
Publicado em: 03.08.2005 11:57