UFPA ganha Doutorado Interinstitucional em Oncologia
Promover a capacitação de profissionais em nível de doutorado, em conjunto com as grandes instituições brasileiras. Esse é o objetivo do Programa de Doutorados Interinstitucionais (Dinters) / Ação Novas Fronteiras, iniciativa do Ministério de Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes). Um dos Dinters aprovados no Edital 05/2009, recentemente publicado, é o Doutorado em Atenção ao Câncer, que beneficiará a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e as Universidades Federais do Maranhão e do Amapá, tendo a parceria do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Ao todo, 20 vagas serão disponibilizadas para o Doutorado em Oncologia, sendo dez para a UFPA, uma para a UEPA, sete para a UFMA e duas para a UFAP. Como instituição receptora, a UFPA sediará as aulas, que ocorrerão no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). O Inca cederá professores e também disponibilizará laboratórios e equipamentos de pesquisa aos doutorandos. De acordo com o cirurgião oncológico do HUJBB, professor Paulo Assumpção, o Dinter em Oncologia trará significativo estímulo às pesquisas sobre o assunto na região amazônica. A aprovação do doutorado foi recebida com comemoração e grandes expectativas, uma vez que o câncer é uma das principais causas de internação em diversos hospitais do Norte brasileiro.
O objetivo é fomentar o ensino, a pesquisa e a formação de recursos humanos em Oncologia nas Regiões Norte e Nordeste, principalmente, porque, neste ano de 2010, o Hospital Barros Barreto deverá inaugurar uma Unidade de Alta Complexidade em Atendimento Oncológico, chamada Unacon. A Unacon foi idealizada por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer, a Secretaria de Saúde Pública do Pará e a UFPA. O projeto iniciou em 2003 e, hoje, já está em fase de conclusão.
“Com o Dinter, nós vamos estreitar laços com o Inca, e teremos a oportunidade de aproveitar a tecnologia e os conhecimentos dos profissionais daquela instituição para a qualificação dos profissionais da região amazônica, além de favorecer o aumento da nossa produção universitária”, afirma o professor Paulo Assumpção. Os projetos de Doutorado Interinstitucional permitem a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação e a capacitação dos profissionais. São candidatos ao DINTER tanto professores quanto técnicos médicos, pertencentes ao quadro permanente das universidades participantes, portadores de título de mestre.
Leia mais sobre a criação da UNACOM no Jornal Beira do Rio do mês de janeiro.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária