Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Antropólogo Heraldo Maués recebe título de professor emérito

Em sua segunda Reunião Ordinária de 2010, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 24, para tratar, entre outros pontos de pauta, da aprovação de alguns cursos de especialização e da proposta de concessão de título de professor emérito a um dos docentes da Instituição.


O professor homenageado foi o renomado antropólogo Raymundo Heraldo Maués, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA. O título de professor emérito é conferido a professores que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica e nos seus relevantes serviços à ciência e à Instituição. Heraldo Maués é bacharel e licenciado em História (1962) pela Universidade Federal do Pará; mestre em Antropologia (1977) pela Universidade de Brasília e doutor em Antropologia Social (1987) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.


O professor trabalha como voluntário na Universidade Federal do Pará, sendo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma Universidade. Publicou 48 artigos em periódicos especializados e 42 trabalhos em anais de eventos. Possui 28 capítulos de livros e sete livros publicados, entre eles, A ilha encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores , padres, pajés, santos e festas e Uma outra invenção da Amazônia .


O antropólogo, durante sua extensa trajetória acadêmica, participou de 67 eventos científicos no Brasil e quatro no exterior. Orientou uma tese de doutorado, 27 dissertações de mestrado e coorientou duas, além de ter orientado 12 Trabalhos de Iniciação Científica, 14 de Conclusão de Curso de graduação e sete de aperfeiçoamento/especialização nas áreas de Antropologia, História e Sociologia.


Heraldo Maués já recebeu cinco prêmios e homenagens por sua obra. A sua linha de pesquisa tem ênfase na Antropologia da Religião e Antropologia da Saúde. Em suas atividades profissionais, interagiu com 48 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são Amazônia, catolicismo, religião, pajelança, catolicismo popular, xamanismo, Renovação Carismática Católica, pentecostalismo e cura.


Cursos de Especialização – Para além da merecida homenagem, o Consepe aprovou o Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas, que será ofertado nos campi da UFPA localizados nos municípios de Bragança, Capitão Poço e Capanema. Outras propostas de cursos debatidas foram encaminhadas para discussão da Câmara de Pós-Graduação para posterior deliberação do Conselho.

 

Leia também a entrevista "A religião, a magia e o mito são essenciais para o ser humano", concedida pelo professor Heraldo Maués ao Jornal Beira do Rio.

 

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Mácio Ferreira

Publicado em: 15.04.2010 08:00