Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA aumenta número de vagas com recursos do REUNI

O número de vagas nas instituições federais de ensino superior brasileiras aumentou em 63% nos últimos quatro anos. É o que revela um relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre os resultados da aplicação dos recursos do Programa de Reestruturação das Universidades (Reuni). Em todo o país, desde 2006, o REUNI já criou mais de 77 mil novas vagas em instituições de todas as regiões do país, principalmente no que consiste à criação de cursos noturnos, de engenharia e licenciaturas.

 

No caso da Universidade Federal do Pará, os recursos do Reuni começaram a ser investidos em 2008. Desde então, a instituição já cresceu em 2.256 novas vagas. Desse total, 640 vagas, quase 30%, são destinadas a cursos no horário noturno, conforme um dos critérios exigidos pelo Reuni. No cenário nacional, a expansão em cursos noturnos foi equivalente a 63%. Segundo o MEC, a exigência da oferta desse turno é uma estratégia para reverter a evasão de estudantes e colaborar com o aumento da produtividade dos próprios professores.

 

De acordo com o que previa o Reuni, as Universidades também deveriam investir na criação de cursos de licenciatura. O crescimento nacional nesse sentido foi de 27%. No âmbito local, dos 37 novos cursos criados na UFPA, 26 são licenciaturas em diversas áreas do conhecimento, com destaque para Letras - Língua Espanhola, Letras - Língua Inglesa, Teatro, Dança e Educação no Campo, além do curso de Etnodesenvolvimento, ofertado em licenciatura e bacharelado. A maioria das licenciaturas disponibilizou vagas nos campi da instituição em municípios do interior do Estado, onde 29 novos cursos foram criados e 10 cursos já existentes tiveram expandido o seu número de vagas.

 

Engenharias - O relatório do MEC aponta ainda para um significativo aumento no número de vagas destinadas a bacharelados em engenharias, área considerada crítica para o desenvolvimento e em que faltam profissionais de todos os setores. Segundo o documento do Ministério, as vagas praticamente dobraram, passando de 16.340 para 32.502, entre 2006 e 2010, em todo o país. Na UFPA, de 2009 para 2010, as vagas disponíveis nos diversos tipos de engenharias ofertadas passaram de 726 para 836,  disponibilizadas no último processo seletivo. Os destaques ficam por conta dos cursos de Engenharia Florestal, criado em Altamira, Engenharia Industrial, em Abaetetuba, e Engenharia de Minas e Meio Ambiente, em Marabá.

 

Investimentos - A expansão de vagas também beneficiou o campus da capital com a criação de cursos como Teatro, Dança, Biotecnologia, Museologia e Fisioterapia. Em 2011, Belém também deverá ofertar cerca de 30 a 40 vagas no curso de Terapia Ocupacional. A previsão é a de que, até 2011, tempo destinado para a execução do plano de trabalho do Reuni na UFPA, R$ 77 milhões sejam investidos, seja na expansão de vagas, seja na ampliação, reforma e construção de novos espaços físicos, além da aquisição de novos equipamentos. Em todo o Brasil, o Reuni planeja um investimento de R$ 2 bilhões.


Para mais informações sobre o relatório do Reuni, clique aqui.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
 

Publicado em: 03.03.2010 17:04