Hospital Universitário João de Barros Barreto lança campanha de prevenção, controle de infecção hospitalar e gerenciamento de resíduos

Um folder contendo orientações sobre acondicionamento de resíduos é o novo instrumento que o Hospital Universitário João de Barros Barreto está utilizando na ação de prevenção e controle de infecção hospitalar. Destinado a médicos, enfermeiros, pessoal administrativo, de apoio e pacientes, o folder traz informações sobre os tipos coletores que devem receber os resíduos resultantes da ação de saúde.
Os resíduos foram classificados em cinco grupos – comum reciclável, comum não reciclável, infectante,  infectante especial e perfurocortante. Cada grupo será acondicionado em recipiente de cor diferente.
   Segundo a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUJBB, responsável pelo texto do folder,  são cinco os fatores que tornam importante a separação dos resíduos no momento de sua geração: reduz a possibilidsade de acidentes ocupacionais; diminui os danos que causa ao meio ambiente; evita doenças transmissíveis pelo mau acondicionamento; reduz custos e favorece a coleta seletiva para reciclagem. As orientações estão de acordo com a resolução da Anvisa e da Conama.
    folder traz ilustrações assinadas pelo cartunista Walter Pinto, assessor de imprensa da UFPA.
Publicado em: 04.08.2005 14:05