Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Divulgado “Listão” de indígenas aprovados

A Universidade Federal do Pará divulgou nesta quarta-feira, dia 03, o resultado final de candidatos indígenas aptos a ingressar no ensino superior da Instituição conforme Processo Seletivo Específico para esse grupo étnico, realizado em 2010. Após seleção que contou com uma prova de redação e uma segunda etapa de entrevistas individuais com os candidatos, 63 índios conquistaram vagas em cursos ofertados nos campi de Belém, Altamira, Marabá e Santarém. A lista de aprovados está disponível no site do Centro de Processos Seletivos.

 

Ao todo, 194 índios tiveram inscrições homologadas para participar do certame, mas 134 compareceram aos locais de prova para fazer a redação, no dia 24 de fevreiro. Desse total, 124 indígenas foram convocados para a segunda etapa do Processo, que contou com entrevistas presenciais, nos dia 09 e 10 de fevereiro. As entrevistas foram realizadas por integrantes de uma comissão especial, que analisou o histórico escolar e as potencialidades pessoais dos candidatos para a área de conhecimento escolhida.

 

Os indígenas concorreram, inicialmente, a 112 vagas criadas, especificamente, para eles nas graduações às quais demandaram, mas 43 cursos tiveram candidatos aprovados no resultado final. Entre os cursos mais concorridos, estiveram Medicina, Pedagogia, Direito e algumas Engenharias. As aulas para os calouros indígenas iniciam-se em 15 de março de 2010. Juntamente com os demais recém-aprovados, serão recepcionados com uma programação especial nos campi.

 

A programação de habilitação dos candidatos indígenas ao vínculo institucional em Belém, Marabá, Altamira, Castanhal e Tucuruí seguirá o calendário especificamente criado para tal pelo Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), de acordo com cada curso ofertado pela UFPA. Apenas em Santarém será realizado o processo em data diferenciada, a saber: no dia 05 de março, das 8h às 11h, na recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Para mais informações sobre datas e documentos necessários para o vínculo institucional dos indígenas aprovados, acesse o edital específico no site do CIAC.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 03.03.2010 17:00