Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Abertas inscrições para o Prêmio Benedito Nunes

Reconhecimento, cinco mil reais e publicação de sua tese de doutorado. É isso que aguarda o vencedor do Prêmio Benedito Nunes, promovido pela UFPA. As inscrições para a premiação de trabalhos defendidos entre 2007 e 2009 iniciam no dia 10 de março e seguem até o dia 30 de abril.


O Prêmio é bianual e coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP). A honraria será atribuída à melhor tese de doutorado, como forma de reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a programas de pós-graduação das áreas de Arte, Letras, Comunicação e Ciências Humanas da Universidade.


Podem candidatar-se ao Prêmio Benedito Nunes docentes, técnico-administrativos e ex-doutorandos dos institutos mencionados, que defenderam suas teses no período de 22 de novembro de 2007 a 21 de novembro de 2009. Os formulários para inscrição de candidatos e respectivos trabalhos estão anexos ao Edital.

 

“Por meio do Prêmio, meu nome estará, para sempre, ligado a uma Instituição que produz conhecimento permanentemente e que ele seja sempre um incentivador da produção acadêmica na área de Artes, Ciências Humanas, Comunicação e Letras”, deseja Benedito Nunes. “Gostaria que ele fosse visto não só como um presente para mim, mas também como um presente para os outros, como forma de propiciar o adiantamento intelectual de quem pesquisa nessas áreas. Na busca de atrair novas pessoas para esses campos, se a premiação puder favorecer a divulgação dessas investigações científicas, ficarei muito satisfeito”, assegura o homenageado.


BENEDITO NUNES - Com um percurso devotado ao estudo filosófico e literário, o professor emérito da Universidade Federal do Pará e ensaísta Benedito Nunes é uma das raras figuras no Brasil a produzir um pensamento que procure explicitar quais são e como se dão as relações entre a literatura, a poesia e a filosofia. Referência máxima de intelectualidade na Amazônia, o filósofo completou, em 2009, 80 anos de vida. Para comemorar essa data tão especial e prestar a devida homenagem, o Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONSEPE) da UFPA aprovou a proposta de criação do Prêmio Professor Benedito Nunes.


 O processo de seleção será realizado em duas etapas: a preliminar, no âmbito dos respectivos institutos, e a final, pela Comissão Especial nomeada pela Reitoria. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro de 2010, pelo reitor da UFPA. Para saber mais, acesse o Edital clicando aqui.

 


Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 10.03.2010 14:00