Calouros recebem as boas-vindas
“Universidade: vivências e valores”. É com esse tema que os calouros 2010 da Universidade Federal do Pará serão recepcionados a partir do dia 15 de março. Além de aula magna com o reitor da Instituição, Carlos Maneschy, os estudantes receberão as boas-vindas com uma programação especial, preparada em conjunto pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, assim como pelo Diretório Central dos Estudantes, pelos Centros Acadêmicos e pelos dirigentes das faculdades. Cerca de seis mil novos alunos são aguardados.
O Centro de Convenções da UFPA sediará a programação, que incluirá, ainda, um show musical e a premiação dos dez primeiros candidatos aprovados com maior nota na classificação geral do PSS 2010, tradicionalmente feita pelo grupo Y. Yamada. A animação ficará por conta da banda local de pop rock "Tio Nelson" e do grupo de hip- hop "Pará Break", que levará ao palco o resultado do trabalho realizado desde 1983 pela Associação Comunitária Povo na Luta, do movimento social do Guamá. Reinaldo, coordenador do grupo, destaca que o hip-hop praticado na periferia é diretamente relacionado à luta pela transformação social, o que vai ao encontro da temática central da calourada "Vivências e Valores".
Solidariedade - Como de praxe, a recepção dos calouros sempre vem associada a um compromisso social. É o trote solidário, quando cada calouro deverá doar, no dia da aula inaugural, um quilo de alimento não-perecível para ser revertido em favor dos hospitais universitários. Os alimentos doados deverão beneficiar, ainda, a Igreja São Paulo e o Lar Fabiano de Cristo, ambos no Guamá, com o objetivo de integrar a Universidade com as comunidades em seu entorno. Os calouros que fizerem doações receberão kits de brindes, como mochilas, camisas e material informativo.
E para completar o clima de compromisso social, o momento de recepção dos calouros será oportunidade para incentivar a doação de sangue. Na Semana do Calouro, que vai de 15 a 19 de março, no Campus da UFPA, estará uma unidade móvel da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará – Hemopa, que vai promover a campanha “Doe sangue, doe vida”. Mas a doação só poderá ser feita por calouros maiores de 18 anos.
Iniciação científica - Para o dia 16 de março, os calouros poderão assistir a palestras coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) acerca dos Programas de Iniciação Científica, ofertados a jovens universitários. A ideia é estimular o envolvimento dos alunos com a produção científica o mais cedo possível, além de unir a atividade de ensino, pesquisa e extensão no cotidiano do aluno, desde seu primeiro momento no ambiente acadêmico. O painel expositivo “Bolsas de Iniciação Científica: O que é? Como conseguir?”, será ministrado pelo diretor de Pesquisa da UFPA, Antônio Carlos Vallinoto.
No período que segue até o dia 19 de março, a programação fica por conta do Diretório Central dos Estudantes e dos Centros Acadêmicos. Entre as atividades programadas pelo DCE, estão mesas-redondas abordando temas de conscientização social, rodas de conversa e momentos de descontração com apresentações musicais no complexo Vadião, na UFPA, e na casa de shows Açaí Biruta. Acesse a programação completa no blog do DCE: http://dce-ufpa.blogspot.com/.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Karol Khaled
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária