Parfor convoca para habilitação institucional
Após divulgação do maior “Listão” do Estado do Pará com relação ao ingresso em instituições de nível superior, com cerca de 7.200 candidatos aprovados, o Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor) chama atenção para os prazos de habilitação ao vínculo institucional. Na Universidade Federal do Pará, onde houve 3.507 aprovados, a publicação do edital com as informações sobre os documentos necessários, os locais e as datas para se apresentarem à Instituição está prevista para o dia 18 de março, no site http://www.ufpa.br/parfor/.
Ao todo, 18 licenciaturas da UFPA disponibilizaram vagas em 98 turmas distribuídas em 27 municípios: Abaetetuba, Almeirim, Altamira, Barcarena, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Bujaru, Capanema, Castanhal, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itaituba, Marabá, Novo Progresso, Pacajá, Parauapebas, Ponta de Pedras, Redenção, Salinópolis, Santana do Araguaia, São Sebastião da Boa Vista, Tailândia, Tucumã e Uruará. Segundo o coordenador do Parfor na UFPA, professor Márcio Nascimento, nesta semana também será publicado, no site, o Listão das Migrações, ou seja, mais 265 vagas criadas para aqueles candidatos aprovados em municípios onde não foi possível formar turma e que poderão optar por fazer o mesmo curso em outro município.
Essas migrações foram decididas pelo protocolo das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e pela CAPES. Por exemplo, o curso de Matemática em Benevides poderá receber, ainda, 26 candidatos de Bujaru. “É claro que a demanda foi altíssima e isso resulta que alguns municípios só terão turmas para o segundo semestre de 2010. Já solicitamos ao Ministério da Educação que as inscrições sejam mantidas, para que os professores não precisem se inscrever de novo na Plataforma Freire”, afirma o professor Márcio. As atividades do Parfor referentes ao primeiro semestre de 2010 iniciam em maio.
A maioria dos 18 projetos político-pedagógicos das licenciaturas ofertadas pela UFPA optou por um sistema com 80% de aulas presenciais e 20%, a distância. As primeiras aulas presenciais serão em julho. Mas, antes disso, ainda haverá a Aula Inaugural com o reitor Carlos Maneschy, a ser transmitida em audiovisual, e, ainda, um espetáculo articulado com a Escola de Teatro e Dança, a ocorrer em data a ser marcada, em Castanhal, para envolver todos os alunos aprovados. O Ministério da Educação (MEC) prevê que, em abril, a Plataforma Freire abrirá, novamente, as inscrições para vagas em universidades de todo o Brasil.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária