Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Parfor convoca para habilitação institucional

Após divulgação do maior “Listão” do Estado do Pará com relação ao ingresso em instituições de nível superior, com cerca de 7.200 candidatos aprovados, o Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor) chama atenção para os prazos de habilitação ao vínculo institucional. Na Universidade Federal do Pará, onde houve 3.507 aprovados, a publicação do edital com as informações sobre os  documentos necessários, os locais e as datas para se apresentarem à Instituição está prevista para o dia 18 de março, no site http://www.ufpa.br/parfor/.

 

Ao todo, 18 licenciaturas da UFPA disponibilizaram vagas em 98 turmas distribuídas em 27 municípios: Abaetetuba, Almeirim, Altamira, Barcarena, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Bujaru, Capanema, Castanhal, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itaituba, Marabá, Novo Progresso, Pacajá, Parauapebas, Ponta de Pedras, Redenção, Salinópolis, Santana do Araguaia, São Sebastião da Boa Vista, Tailândia, Tucumã e Uruará. Segundo o coordenador do Parfor na UFPA, professor Márcio Nascimento, nesta semana também será publicado, no site, o Listão das Migrações, ou seja, mais 265 vagas criadas para aqueles candidatos aprovados em municípios onde não foi possível formar turma e que poderão optar por fazer o mesmo curso em outro município.

 

Essas migrações foram decididas pelo protocolo das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e pela CAPES. Por exemplo, o curso de Matemática em Benevides poderá receber, ainda, 26 candidatos de Bujaru. “É claro que a demanda foi altíssima e isso resulta que alguns municípios só terão turmas para o segundo semestre de 2010. Já solicitamos ao Ministério da Educação que as inscrições sejam mantidas, para que os professores não precisem se inscrever de novo na Plataforma Freire”, afirma o professor Márcio. As atividades do Parfor referentes ao primeiro semestre de 2010 iniciam em maio.

 

A maioria dos 18 projetos político-pedagógicos das licenciaturas ofertadas pela UFPA optou por um sistema com 80% de aulas presenciais e 20%, a distância. As primeiras aulas presenciais serão em julho. Mas, antes disso, ainda haverá a Aula Inaugural com o reitor Carlos Maneschy, a ser transmitida em audiovisual, e, ainda, um espetáculo articulado com a Escola de Teatro e Dança, a ocorrer em data a ser marcada, em Castanhal, para envolver todos os alunos aprovados. O Ministério da Educação (MEC) prevê que, em abril, a Plataforma Freire abrirá, novamente, as inscrições para vagas em universidades de todo o Brasil.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 15.03.2010 16:00