Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA e Santander criam Bolsas de Mobilidade Estudantil

A Universidade Federal do Pará e o Banco Santander Brasil assinaram nesta quarta-feira, dia 17 de março, o acordo de adesão da UFPA ao Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. Na reunião, também foram discutidas outras formas de cooperação, como a criação de um cartão de identificação universitário, a instalação de salas de inclusão digital, o financiamento de equipamentos de informática para alunos da Universidade e a participação de formandos e recém-formados em um Programa de Promoção do Primeiro Emprego.

 

Ainda em 2010, cinco estudantes irão cursar um semestre de sua graduação em universidades de Portugal, e a UFPA receberá cinco alunos portugueses. Outras bolsas criadas referem-se ao Programa Santander-Andifes de Mobilidade Nacional, pelo qual seis universitários da UFPA irão para outras Instituições Federais de Ensino Superior, tendo o apoio financeiro do Banco. Com a assinatura do acordo, as bolsas serão ofertadas por um edital publicado pela Instituição.

 

“O próximo passo é uma apresentação da Instituição sobre seus principais projetos e interesses e a contrapartida do Banco sobre propostas e projetos que possamos desenvolver juntos, como a criação de um cartão de identificação para a comunidade universitária da UFPA e a instalação de salas de inclusão digital no Campus da Universidade”, explica Marcelo Vulcano, superintendente do Programa Santander Universidades.

 

“A reunião firma mais uma oportunidade que temos de garantir apoio aos alunos para participarem de atividades em associação com universidades estrangeiras. Estamos num período em que a Universidade precisa aproveitar todas as oportunidades de se internacionalizar. Essa é uma das metas mais centrais que a UFPA precisa ter. Assinar um acordo como este, que propicie aos nossos alunos o conhecimento de outras culturas e a atuação em universidades estrangeiras de grande história, é uma garantia de projeção da Universidade não apenas na região, mas também em nível internacional”, reflete o reitor Carlos Maneschy. Clique aqui e leia mais sobre o Projeto de Internacionalização da UFPA.


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

Publicado em: 17.03.2010 13:00