Hospital Bettina vacina profissionais de saúde contra o H1N1
Profissionais de saúde da área de assistência médica e administrativa do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da UFPA, receberão vacina contra gripe pandêmica, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), nesta sexta-feira (19), das 8 às 15h, no auditório do Bettina. Além deles, serão vacinados os profissionais de saúde de assistência dos Laboratórios de Ciências Biológicas e de Farmácia, e do Departamento de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da UFPA.
Segundo a enfermeira Neliane Platon, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuve) do Bettina, serão atendidos 400 profissionais. A ação faz parte do calendário de vacinação da Campanha Nacional do Governo Federal e busca atuar na prevenção de possível “segunda onda” da Gripe A no Brasil. No Pará, a vacinação começou desde o dia 8 de março. “Essa iniciativa é importante porque esses profissionais estão na linha de frente de combate à doença e mantém contato permanente com os pacientes e usuários do Hospital”, ressalta Neliane.
A enfermeira destaca que a vacinação conta com a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Embora ainda não tenha ocorrido, em Belém, efeitos adversos à vacina, qualquer medicação pode provocar ou não reação na pessoa. Caso isso aconteça, basta o profissional nos procurar que entraremos em contato com a Sesma, para que esta faça o acompanhamento”, orienta.
A coordenadora lembra que, para receber a vacina, é importante o trabalhador apresentar o Cartão de Vacinação. Mas se não o tiver, não há problema, pois o Hospital Bettina conta com uma lista de nomes dos profissionais que receberão a dose.
Ações permanentes – Ainda como forma de combater a Gripe A, a direção do Hospital Bettina mantém várias medidas na instituição. Desde o ano passado, quando surgiram os primeiros casos oficiais da doença, as iniciativas foram tratadas como emergenciais e importantes. O médico Murilo Morhy, diretor do HUBFS, solicitou, conforme prevê o Ministério da Saúde, a desinfecção das salas, a manutenção de limpeza, passando pela troca de bebedouros, utilização de descartáveis e álcool em gel 70%, os treinamentos, as palestras para funcionários e as orientações aos usuários do Hospital. Além disso, a renomeação das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Bettina. Outras iniciativas no combate à doença são feitas por meio da distribuição de panfletos e cartilhas aos usuários e funcionários, além de cartazes afixados nos quadros de aviso do Hospital.
Serviço:
Vacinação contra H1N1
Data: 19 de março, sexta-feira
Horário: das 8 às 15h
Local: Auditório do Bettina
Público: Profissionais de saúde da área de assistência médica e administrativa do Hospital Bettina e profissionais de assistência dos Laboratórios de Ciências Biológicas e Farmácia e do Departamento de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador da UFPA.
Texto: Cleide Magalhães – Assessoria de Imprensa do Hospital Bettina/UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária