Instituto de Educação ganha espaço socioambiental
Mãos sujas de terra. Foi assim que mais de 110 calouros dos cursos de Pedagogia e Engenharia Sanitária da UFPA saíram da inauguração do Espaço Socioambiental do Instituto de Educação da Universidade (ICED), ocorrido na manhã desta quinta-feira, dia 18 de março. Eles plantaram mudas de plantas arbóreas e paisagísticas e também assistiram a uma palestra sobre educação ambiental.
A programação foi organizada pelos Grupos de Educação em Direitos Humanos (GEDH) e de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), do ICED. “Hoje, não é mais possível pensar em fazer educação sem considerar os problemas socioambientais. Caminhamos para a construção do que seriam novos valores e, consequentemente, novas intervenções na sociedade, num processo de maior interação e dedicação para a conservação de recursos ambientais. Hoje, estudantes e, amanhã, profissionais preocupados com a qualidade de vida na Amazônia”, defende Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM.
“Percebemos que há espaços sem plantas e árvores na UFPA, e, juntos, decidimos inaugurar um lugar onde os alunos, no futuro, possam estudar, descansar, conversar. Será, também, um lugar que representa a importância do meio ambiente, somada à memória de como os estudantes contribuíram para esse espaço", comenta a professora Ludetana Araújo, do GEAM. A intenção, segundo a pesquisadora, é de que esse seja apenas o pontapé inicial. "Vamos, ao longo do ano, promover outras acões no Campus e também na comunidade do Riacho Doce”, anuncia.
.
A professora acredita no efeito multiplicador da educação ambiental. “Se eles apreendem isso, irão repassar esses valores e exercitá-los em suas salas de aula e laboratórios de pesquisa, em suas casas, em suas comunidades e entre seus amigos e, no futuro, repassar essas indicações em seus ambientes de trabalho”, afirma Ludetana Araújo.
Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração do Espaço Socioambiental do ICED os professores Emina dos Santos e Alberto Damasceno do GEDH; a diretora do Instituto de Ciências da Educação, Ana Trancredi; e Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária