Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

PROEG promove cursos sobre mudanças no ensino fundamental

Desde 2006, está em vigor a Lei 11.274, que dispõe sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade. Para esclarecer dúvidas e preparar licenciados e estudantes, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da sua Coordenadoria de Educação Básica e Profissional (CEBP), vem ministrando cursos de capacitação em vários municípios do Estado.

 

O principal objetivo da capacitação é esclarecer questões acerca da legislação, explicar o porquê dessa implantação, esclarecer a nova organização curricular, propor metodologias de ensino e conhecer quem é esta criança que entrará no ensino fundamental. Os cursos são ministrados pela Simei Andrade, coordenadora da CEBP. “Antes, o aluno ingressava com sete anos no ensino fundamental. Com a nova Lei, o último ano da educação infantil passa a ser o primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, de 0 a 3 anos; creche, de 4 a 5 anos, pré-escola e dos 6 aos 14 anos, ensino fundamental”, explica Simei Andrade. Para saber como ficou a nomenclatura e correspondência das séries, clique aqui.

 

Segundo Simei, a UFPA é a única universidade federal a possuir uma coordenadoria voltada especialmente para assuntos da educação básica e profissional. “Um dos méritos da Coordenadoria é fazer a interface entre a graduação e os outros níveis de ensino, como o básico e o profissional”, expõe. Entre as ações da CEBP, está uma parceria com a Escola de Aplicação da UFPA, que, desde 2009, já iniciou o precesso de implantação do sistema de nove anos do ensino fundamental.

 

Maiores informações: 3201-7433 ou pelo e-mail simeiandrade@ufpa.br .

 

Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 22.03.2010 13:50